Oposição ganha mesa diretora da Câmara de Itaporã

25/04/2014 10:06 Política
Vanilton de Melo Galdino, novo presidente da câmara.. iFato
Vanilton de Melo Galdino, novo presidente da câmara.. iFato

Na manhã desta sexta-feira, dia 25, ocorreu na Câmara Municipal de Itaporã a eleição para presidência e mesa diretora da Casa para o biênio 2015-2016.

Como já adiantado por este site, na quarta-feira (dia 23), o eleito foi Vanilton de Melo Galdino (PSD) com seis votos, em segundo ficou o vereador André Moura Brandão (PHS) com quatro votos e somente com seu voto, em terceiro lugar, Valdomiro de Freitas (PROS).

A mesa diretora terá além de Galdino como presidente, Juarez Barreto (PSDB) vice-presidente, Givanildo Rondina (PMDB) como 1º secretario e Marcio Lobo como 2º secretario.

Votaram em Galdino os vereadores Gladstone Rafael (PTB), Lindomar de Freitas (PT), Juarez, Givanildo e Marcio Lobo, além do próprio futuro presidente. Em Andrézão, além do próprio, votaram os vereadores José Odair, o Cascatinha (PDT), Adriano Martins (PDT) e Marcelo Rosales (PDT).

REVIRAVOLTA POLÍTICA
No começo do mandato o prefeito Wallas Milfont (PDT) tinha a seu favor a maioria na Câmara, com seis vereadores, o que lhe daria tranquilidade para os trabalhos e conseguiria reeleger novamente o chefe do executivo, já que o atual (Adriano Martins) é parceiro político do executivo.

Mas logo nos primeiros meses do mandato, Wallas perdeu a superioridade númerica. No decorrer dos meses muito foi-se falado em relação a solidez do grupo de vereadores que formam a oposição.

Esta mudança aconteceu há quase um ano, e hoje o grupo de oposição mostra estar forte e unido, já que elegeu a mesa diretora por completo, composta por quatro vereadores.

Já o grupo de vereadores de situação, formado por cinco vereadores, deu-se um racha, com dois nomes sendo apresentados e dividindo os votos do grupo. Este fato mexeu com o vereador e candidato a presidência, Valdomiro de Freitas, que citou na tribuna, após a votação, que "fui voto vencido (já que teve somente o seu), mas só me coloquei como candidato pensando no melhor para Itaporã, porque eu era a única chance do meu prefeito Wallas Milfont, ter o presidente da Casa ao seu lado. As pessoas tem que desapegar de certas coisas, e na política também é assim e meus companheiros aqui foram ambiciosos e não desapegaram pelo bem da nossa cidade, tiveram ambição própria, cito ainda a fala do vereador Gladstone, 'acorda Itaporã!'"

O vereador Andrézão rebateu o discurso inflamado de Valdomiro, em alguns momentos falando diretamente ao prefeito Wallas, citando que "estou muito honrado de ter ganho os votos que tive, e saio de cabeça erguida, mas o prefeito agora sabe que aqui nesta casa pode contar somente com quatro vereadores, o senhor Valdomiro de Freitas não trabalha ao lado do prefeito, tanto que enquanto representante do executivo na Casa, tive que fazer o seu papel, porque ele não cumpria com o mesmo". Ele explicou o porque seu nome era o do grupo, "logo depois da campanha que ganhamos, sentamos os seis vereadores do prefeito até então e decidimos pelo nome do vereador Adriano como primeiro presidente da câmara e depois seria eu, só que hoje, esses seis companheiros não cumpriram com suas palavras".

 

Fonte: iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.