Para diminuir tensão em conflito, Governo se reúne com forças de segurança

31/08/2015 15:29 Política
DOF e Força Nacional tentam conter conflitos no local.. Assessoria/DOF
DOF e Força Nacional tentam conter conflitos no local.. Assessoria/DOF

Para buscar uma solução e diminuir a tensão entre indígenas e fazendeiros da região de Antônio João, distante 160 quilômetros de Itaporã, o governador Reinaldo Azambuja se reúne, na manhã desta segunda-feira (31), com autoridades de segurança do Estado.

O encontro entre Reinaldo Azambuja (PSDB), o secretário de Governo Eduardo Riedel, o secretário de Segurança, Silvio Maluf, autoridades da Polícia Federal e do Exército começou por volta das 7h30 desta segunda-feira.

Depois da reunião, Azambuja deve comunicar à imprensa quais as medidas serão tomadas para evitar violência na região e solucionar o problema, que se arrasta há anos nas propriedades.

Ocupação
Depois da reocupação liderada pelos produtores rurais no início da tarde de sábado (29), os indígenas saíram da sede das Fazendas Fronteira e Barra. Todos os produtores rurais da região se concentram nessas duas propriedades e não mais na estrada, como estava a situação até o momento da retomada.

Os indígenas continuam nas terras ocupadas, no entanto, no caso das Fazendas Barra e Fronteira, eles estão fora da sede. Entre os índios e os produtores rurais está a Força Nacional de Segurança, que chegou ontem em Antônio João.

O Exército também chegou na região ontem e fez inspeções para avaliar onde será montada a base de segurança. Os militares ainda não fazem patrulhamento na região.
Além do DOF e da Força Nacional, equipes da Polícia Rodoviária Federal também contribui par evitar novos conflitos.

Área
Há 10 anos, em 2005, o Governo Federal homologou parte das propriedades rurais da cidade como terra indígena. A partir daí, houve série de cobranças por parte dos índios para que a área fosse demarcada, no entanto, nada foi feito.

No final da semana retrasada, indígenas invadiram fazendas e fizeram famílias de produtores reféns. Na quarta-feira (26), o clima ficou ainda mais tenso e produtores rurais bloquearam estradas que dão acesso à cidade em forma de protesto. As rodovias foram liberadas durante a noite.

No dia seguinte, a situação era menos tensa na região, mas a invasão continuava e policiais do DOF fizeram a segurança para evitar confrontos entre indígenas e fazendeiros.

 

Fonte: Aliny Mary Dias, do Correio do Estado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.