PDT entra na briga por suplência e aquece clima na coligação de Delcídio

20/06/2014 09:47 Política
PDT força a barra para emplacar 1º suplente de senador da coligação liderada pelo petista.. Dourados Agora
PDT força a barra para emplacar 1º suplente de senador da coligação liderada pelo petista.. Dourados Agora

Derrotado na briga pela indicação do candidato a vice-governador na chapa do senador Delcídio do Amaral (PT), o PDT agora força a barra na tentativa de emplacar o primeiro suplente de senador da coligação liderada pelo petista.

A queda-de-braço está sendo travada nos bastidores com o PRP, mesmo depois de o presidente regional da legenda, Dorival Betini, receber a garantia de indicar o primeiro suplente do pré-candidato ao Senado da chapa, Ricardo Ayache, presidente licenciado da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul).

O presidente regional do PDT, João Leite Schmidt, tentou emplacar o vice de Delcídio, mas perdeu espaço diante de uma forte investida da cúpula regional do PR, que deve indicar o deputado estadual Londres Machado, presidente da executiva regional, para a vaga com anuência das principais lideranças petistas.

No último dia 7, o PRP anunciou apoio à candidatura de Delcídio, durante encontro na Assembleia Legislativa, decisão que deve ser sacramentada na convenção do partido que ocorrerá das 13h às 16h, no Plenarinho da Casa, no próximo dia 27.

O nome do PRP para a vaga de primeiro-suplente é o do procurador da Fazenda Nacional e suplente de vereador em Dourados, Joédi Guimarães, que já foi cogitado inclusive para concorrer ao Senado, dependendo das circunstâncias políticas. Com a entrada do PDT no páreo, a cúpula do PRP ameaça lançá-lo ao Senado, eventual posição que não agrada aos principais dirigentes que integram a chapa majoritária a ser encabeçada por Delcídio.

Convenção Conjunta

Após o ato político no qual devem homologar a chapa de candidatos aos cargos proporcionais, além da aliança com o PT, os dirigentes do PRP seguirão para o Ondara Buffet Pallace, na capital, onde Delcídio e lideranças dos partidos aliados devem realizar convenção conjunta para oficializar a coligação.

Principal adversário do ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB) e do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), Delcídio deve encabeçar a chapa majoritária que terá a participação de 12 partidos (PT, PR, PDT, PROS, PSL, PV, PTC, PCdoB, PSDC, PTB, PRP e PP).

 

Fonte: Willams Araújo para o Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.