Populares protestam com cartazes contra IPTU 2015

20/01/2015 10:42 Política
Populares reclamam dos vereadores por conta do aumento do IPTU.. Fotos: Gizele Almeida
Populares reclamam dos vereadores por conta do aumento do IPTU.. Fotos: Gizele Almeida

Após o início da entrega dos carnês de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em Dourados, moradores de diversos bairros do município começaram a reclamar dos valores emitidos. Segundo alguns populares, o montante corrigido chega a 100% em relação ao cobrado em anos anteriores.

A pauta que autorizou o reajuste foi votada na última sessão do Legislativo no ano passado, em 16 de dezembro e 14 dos 19 legisladores foram favoráveis ao projeto que atualizou a planta genérica do município.

A irritação é tanta, que em alguns pontos da cidade, cartazes ‘bombardeando’ vereadores que votaram a favor da medida no ano passado foram espalhados.

Num deles, fixado no poste de uma lombada eletrônica instalada na rua Monte Alegre, próximo ao ginásio municipal de esportes Ulisses Guimarães, é visível notar o desagrado dos contribuintes para classificar o voto positivo para o aumento.

Apesar da reclamação, o presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Idenor Machado (DEM), disse que a correção foi feita após um estudo desenvolvido por uma comissão formada por vários setores da sociedade sob a planta de valores da cidade.

“Os vereadores estão sofrendo esses ataques, mas os valores foram estudados por uma comissão com representantes de várias entidades. O que houve foi o ajuste em alguns bairros afastados do Centro. Quando foi votado essa correção, o valor mínimo proposto para o terreno na cidade era de R$ 50 mil, e conseguimos derrubar a quantia para R$ 30 mil, afinal, não existem terrenos com preços inferiores a esse na cidade”, relatou o democrata ao Dourados News.

De acordo com a prefeitura, foram emitidos neste início de ano, 68.683 mil boletos, contra 66.456 em 2014. A primeira parcela ou pagamento único vencem do dia 10 de fevereiro. Quem quitar o débito em parcela única será beneficiado com um desconto de 15%, já quem pagar parcelado fica sem o benefício.

Em contato com o secretário de Finanças do município, Alessandro Lemes Fagundes, o Dourados News foi informado que durante o levantamento realizado pela comissão citada, notou-se que a planta genérica da cidade estava desatualizada e repetiu as palavras do vereador.

“Houve essa atualização sim, mas foi estudada e repassada para a administração pela comissão. Não foi a prefeitura que decidiu aumentar e sim o estudo apresentado por arquitetos, representantes de imobiliária e de entidades de classe”, relatou Fagundes.

Segundo o secretário, o setor de arrecadação da administração municipal está a disposição para aqueles contribuintes que desejam revisar o imóvel. Para isso, basta protocolar o pedido de correção.

“Os carnês chegaram e se as pessoas acham que aquele valor não corresponde ao preço do seu imóvel, têm todo o direito de pedir reparação”, alegou o secretário.

Para outras informações sobre o IPTU, o douradense pode procurar a Central de Atendimento ao Cidadão, na avenida Presidente Vargas, 425, ou pelo (67) 3410-5600. O horário de expediente em janeiro é das 7h às 12h.

 

Fonte: Adriano Moretto/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.