Prefeito de Itaquiraí defende construção de Anel Viário na Cidade

20/06/2015 15:36 Política
Prefeito Ricardo Fávaro defende a construção de contorno viário em projeto de duplicação da BR-163 no perímetro urbano de Itaquiraí.. Assessoria
Prefeito Ricardo Fávaro defende a construção de contorno viário em projeto de duplicação da BR-163 no perímetro urbano de Itaquiraí.. Assessoria

O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), em discurso proferido na tarde desta sexta-feira (19), durante a Audiência Pública sobre os impactos sociais e econômicos da duplicação da BR-163, no perímetro urbano de Itaquiraí, aproveitou o momento para fazer reivindicação à Diretoria Operacional da CCR MSVia. Ele pediu que sejam executadas melhorias no prolongamento da Avenida Industrial/BR-163, nas proximidades da fábrica de ração e acesso à Vila Nova.

Ao tecer considerações sobre a Audiência Pública, o prefeito Ricardo afirmou que já vêm discutindo a questão do projeto de modernização da rodovia, dentro do perímetro urbano de Itaquiraí, desde que assumiu o comando da Prefeitura, quando recebeu a primeira convocação, e se fez presente em Brasília, acompanhado do Diretor do Departamento de Projetos do Município, Eduardo Rodrigo Vieira Lima.

O chefe do Executivo apontou que o posicionamento da Administração Municipal não é favorável a divisão da cidade, com lado A e B, ou lado Oeste e Leste, pois, essa construção acabaria isolando a população, estrangularia o comércio e provocaria caos social. Desta forma, Ricardo Fávaro deixou claro que opina pela implantação de um contorno viário.

"Porém, vai prevalecer a vontade popular, por isso, desejo que tenham uma boa audiência e Deus ilumine a decisão de todos", disse o prefeito, ao considerar que a escolha do povo vai refletir diretamente em questões sociais, ambientais, econômicas e no Plano Diretor de Itaquiraí. "Infelizmente, como já disse antes, alguém vai sair perdendo com o resultado da decisão", observou Ricardo Fávaro.

A audiência pública de Itaquiraí foi a maior já realizada no Cone Sul do Estado, conforme atestaram técnicos da CCR MSVia. O diretor de Engenharia da concessionária, Décio Rezende de Souza, iniciou os trabalhos mostrando os avanços e melhorias já executados na BR-163. Ele destacou a redução de mortes em acidentes, a geração de empregos e, sobretudo, a melhoria da malha pavimentada. Também apresentou pormenores do projeto de restauração e duplicação dos 800 km da BR-163 em Mato Grosso do Sul.

Abriu o evento o presidente da Câmara, José Antônio Fernandes, que agradeceu a presença maciça da sociedade, representantes dos mais variados segmentos, secretários municipais e vereadores. Discursaram o prefeito Ricardo Fávaro, os deputados estaduais, João Grandão, Renato Câmara, deputada federal Tereza Cristina, presidente da Associação Comercial Paulo Henrique Meira, e representantes do IBAMA, ANTT, dentre outras lideranças. O ponto alto foi o debate, onde diretores e engenheiros da CCR MSVia responderam os questionamentos da população.

Do evento que aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores foi tirada a proposta da comunidade de Itaquiraí, que opinou pelo desvio do fluxo pesado de veículos da Avenida Industrial, através da construção de um anel viário, ou contorno viário, que já está sendo estudado e projetado pela concessionária da BR-163. A decisão das autoridades e comunidade foi registrada em documentos que terão os devidos encaminhamentos junto à CCR MSVia, para que sejam anexados à proposta do projeto que já está em andamento.

 

Fonte: Departamento de Comunicação/Roney Minella

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.