Projeto facilita emissão de habilitação internacional

22/02/2014 14:27 Política
Divulgação.
Divulgação.

Permissão para conduzir veículos em outros países poderá ser concedida por instituições autorizadas pelo poder público federal, em vez de ser exclusividade de órgãos executivos estaduais, como hoje.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) poderá delegar a associações habilitadas pelo poder público federal a competência para expedir carteira de motorista internacional.

A autorização está no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 95/2012, aprovado ontem pela Comissão de Relações Exteriores (CRE).

O projeto segue agora para votação final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Hoje, só órgãos executivos dos estados e do Distrito Federal são autorizados pelo Denatran a emitir as permissões internacionais.

Jorge Viana (PT-AC), que relatou a proposta na reunião de ontem, explicou que “não se está tirando autonomia dos estados, mas acrescentando a possibilidade de instituições autorizadas terem a mesma atribuição”.

A CRE aprovou também dois projetos de resolução que criam novos grupos parlamentares.

O primeiro foi o PRS 39/2012, de Gim (PTB-DF), que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Malásia.

O segundo foi o PRS 38/2013, de Cristovam Buarque (PDT-DF), que institui o Grupo Parlamentar de Apoio Brasil-Organização das Nações Unidas.

Foi ainda aprovado o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 318/2013, que aprova o acordo de isenção parcial de vistos com a República de Seicheles. O relator foi Francisco Dornelles (PP-RJ) e o texto segue para análise do Plenário.

Ana Amélia (PP-RS), que presidiu a reunião, deu vista coletiva a três projetos: o PLS 500/2011, que autoriza o Poder Executivo a lançar satélite para a região amazônica; o PLS 4/2007, que isenta diversos produtos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); e o PLS 332/2011, que dá pensão especial aos ex-integrantes do Batalhão Suez, integrado por soldados brasileiros enviados em força de paz ao Oriente Médio a partir de 1956.

Três outros projetos receberam pareceres pela rejeição: o PLS 304/2012, que disciplina a prerrogativa de foro dos oficiais generais; o PLS 728/2011, que define medidas de segurança na Copa; e o PLS 204/2010, que trata da promoção de sargentos do Exército à graduação de subtenente.

Fonte: Jornal do Senado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.