Projeto piloto de Vander pode ajudar municípios a recuperar pavimentação
Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de 15 municípios participaram, quarta-feira (22), de um encontro do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), em Jardim. O evento teve a presença do titular da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Cleber Ávila, que esteve em Mato Grosso do Sul a convite do deputado federal Vander Loubet (PT). Em pauta esteve a discussão de um projeto piloto, inédito no Brasil, que pode ajudar os prefeitos de pequenas cidades a enfrentar uma das maiores demandas dos municípios: a restauração de pavimentação asfáltica antiga ou degradada.
"Hoje é muito difícil para os prefeitos conseguir financiamento federal para recuperar asfalto esburacado. Para pavimentação nova tem recurso de emenda parlamentar ou dos ministérios, mas para pavimentação antiga, deteriorada, não tem - só em caso de destruição causada por desastres naturais. Então a conta desse serviço cai sobre os cofres municipais, que na verdade têm pouco recurso para investimento, ainda mais em pequenas cidades. Nossa ideia é criar uma solução para esse problema", explica Vander, autor da proposta apresentada à Sudeco.
O projeto consiste na aquisição, inicialmente, de três conjuntos de maquinários especializados e insumos para que as prefeituras possam executar o trabalho de restauração da pavimentação nas cidades. A Sudeco vai investir R$ 5 milhões nessa experiência e a proposta terá ainda o aporte de mais R$ 1 milhão proveniente de emenda do deputado Vander Loubet. A contrapartida das prefeituras se dará com o custeio da mão de obra e manutenção das máquinas. Mas o projeto piloto tem uma condição: precisa ser viabilizado e executado por meio do Consórcio Intermunicipal.
"É muito complicado viabilizar um projeto desse para cada município, de forma isolada. Demandaria um investimento muito grande, inclusive no quesito manutenção. Por isso a ideia é que esses conjuntos de equipamentos sejam utilizados de forma rotativa pelas prefeituras, em modelo de rodízio, permanecendo em uma cidade pelo período de 3 a 4 meses, tempo suficiente para restaurar uma grande quantidade de pavimentação. Daí a necessidade de ser executado pelo Consórcio. É uma experiência que tem tudo para dar certo e a Sudeco está disposta a investir", explicou Ávila. "Se der certo no Cidema, se for um case de sucesso, poderemos pleitear mais recursos para o Consórcio. E também aresentaremos à presidenta Dilma Rousseff com o intuito que o projeto seja replicado nos demais consórcios de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil", completou.
Fonte: Douranews
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.