Renan Calheiros define reforma política como prioridade para o Congresso
Renan Calheiros afirmou que deputados e senadores devem se dedicar a debater o tema - Pedro França/20.05.2014/Agência Senado
Na abertura do ano legislativo em 2015, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), estabeleceu a reforma política como uma prioridade do Parlamento. Apesar de esse ser o apelo da presidente Dilma Rousseff desde as manifestações populares de 2013, o Congresso não deve acolher totalmente a sugestão do Planalto.
Renan Calheiros afirmou, durante o discurso da sessão de instalação da 55ª legislatura, que deputados e senadores devem se dedicar a debater o tema, mas que a forma de consulta popular deve ser o referendo. Assim, após os parlamentares definirem novas regras para financiamento de campanha, por exemplo, o texto deve ser aprovado pela população.
- Uma das nossas melhores propostas é a reforma política, que se arrasta nesse Parlamento há 12 anos. Pagaremos um alto preço se não formos capazes de enfrentar esse desafio, e é recomendável que se tracem as linhas mestras da reforma e as submetam a um referendo popular. Estou convicto de que as consultas populares não delimitam a democracia representativa, mas a complementam.
A proposta da presidente Dilma era realizar a reforma política por meio de plebiscito. Nesse caso, a população seria consultada sobre as regras antes de qualquer definição de projeto de lei. Os parlamentares elaborariam o texto somente após o plebiscito, conforme a vontade da maioria.
Mercadante: "Negociações para o segundo escalão vão levar em conta critérios técnicos e políticos"
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também citou a reforma política em seu discurso na abertura dos trabalhos no Congresso.
- Podemos destacar como imediata prioridade a ser tratada pelo poder Legislativo a reforma política. É um ponto que todos temos em mente que temos que obrigatoriamente apreciar.
Cunha também citou o pacto federativo como um ponto sensível que precisa ser discutido junto com a reforma política.
Outros projetos tratados como prioritários pelos presidentes do Senado e da Câmara são a reforma tributária, o novo Código Penal, a atualização do Código do Consumidor e da Lei de Licitações.
Fonte: R7
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.