Chuvas ajudam e plantio da soja está perto de 95% da área em MS

Clima favorável permitiu que produtores rurais acelerassem o processo de plantio nas propriedades
04/12/2019 21:36 Rural
Soja deve ocupar este ano cerca de 3,1 milhão de hectares nas lavouras estaduais (Arquivo)
Soja deve ocupar este ano cerca de 3,1 milhão de hectares nas lavouras estaduais (Arquivo)

O plantio da soja em Mato Grosso do Sul está próximo dos 95% da área estimada em 3,1 milhões de hectares nesta safra. As intensas chuvas que caem em diversos municípios do interior, intercaladas com sol, permitiram avanço da semeadura. O clima favorável ajudou e os produtores aumentaram o ritmo do cultivo, já na reta final.

Apenas em algumas áreas com alta umidade no solo não foi possível efetuar o plantio. A previsão do tempo para essa primeira semana de dezembro é de volumes significativos de chuva.Até dia 29 de novembro, o acompanhamento feito pelo Boletim Rural da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária) e da Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja) identificou 94,9% de semeadura. A região centro está com o plantio mais avançado, em média 96,9%, enquanto a norte tem 96,8% e a sul com 93,8%.

A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA, é de aproximadamente 3,002 milhões de hectares”, detalha. Segue mantida a estimativa de 3,163 milhões de hectares a serem cultivados, com produção aproximada de 9,906 milhões de toneladas e produtividade média de 52,19 sacas por hectare.

De acordo com o presidente da Aprosoja, André Dobashi, a chuva ajudou a melhorar o ritmo da semeadura. "Sabíamos que dezembro seria um mês bem chuvoso. Mas as precipitações no final de novembro também permitiram avanço maior dos trabalhos no campo", enfatizou.

Mesmo com a melhora no processo de plantio, Dobashi destaca que o plantio ainda está 30% atrasado em relação ao mesmo período do ano passado, o que pode trazer reflexos no tamanho da safrinha de milho."Tudo depende do clima. No Estado temos ocorrência de frio e seca na safrinha e se a soja demorar muito a ser plantada vai interferir no milho", destacou.

Regiões - De acordo com o levantamento, na região sul já concluíram o plantio os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Maracaju, Tacuru e Vicentina. Dourados está abaixo de 90%.

Na região centro, o município de Sidrolândia lidera, acima de 96%, seguido por Campo Grande, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, com mais de 94%.
Alcinópolis, Chapadão do Sul, Coxim, Pedro Gome e Sonora concluíram os trabalhos na região norte, que tem Paraíso das Águas com o menor percentual, 85%.

O boletim Casa Rural detalha ainda que o preço médio da saca de 60 quilos de soja, no Estado, teve desvalorização no período do dia 21 de novembro a 2 dezembro, encerrando o período cotado a R$ 80,19. “Dentre as praças pesquisadas, São Gabriel do Oeste registrou a maior desvalorização no período, onde a saca foi cotada em R$ 78,50”, pontua.

Fonte: Rosana Siqueira / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.