Conab estima safra recorde de soja acima de 10 milhões de toneladas em MS

Quinto levantamento da safra apontou que rendimento deverá superar 56 sacas por hectare nas lavouras
11/02/2020 21:49 Rural

Com pouco mais de 5% da safra de soja colhida, Mato Grosso do Sul deve superar os 10 milhões de toneladas de grãos neste ano, crescimento de 17,6% em relação ao ano agrícola anterior. A previsão foi divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta estimativa da safra 2019/2020 e sinaliza novamente crescimento na produção brasileira de grãos.

O levantamento aponta que a área cultivada ficou em 2,95 milhão de hectares, índice 3,4% superior a safra anterior e produtividade estimada em 3.390 quilos por hectare (mais de 56 sacas/ha) ou 13,8% superior ao ano agrícola anterior.

Com o resultado o Mato Grosso do Sul deve registrar neste ano mais uma produção recorde de soja. Os números foram destacados até pelo governador Reinaldo Azambuja recentemente em uma feira de tecnologia em Maracaju."A estiagem do ano passado fez com que tivéssemos uma perda de mais de 1,2 milhão de toneladas na produção e afetou muito a produtividade. Mas este ano a expectativa é muito boa”, afirmou.

No total o Estado produzirá 19,9 milhões de toneladas de grãos, volume 8,6% superior ao ano passado.

Brasil - O balanço da Conab divulgado hoje projeta um volume total de 251,1 milhões de toneladas, 3,8% superior ao da temporada passada, impulsionado pelas lavouras de soja e milho. O ganho é de 9,1 milhões de toneladas.

De acordo com o estudo, está previsto, em relação à área plantada, um incremento de 2,5%, alcançando 64,8 milhões de hectares e acréscimo de 1,6 milhão de ha. A expectativa positiva está baseada nas boas condições climáticas que favorecem a recuperação de lavouras, prejudicadas pela estiagem, na última temporada, ocorrida em estados de maior produção. As culturas de primeira safra estão respondendo por 45,6 mil hectares, enquanto que as de segunda, terceira e de inverno, por 19,3 mil.


Para a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a projeção "mostra a força do agronegócio sendo um dos motores da economia brasileira". "A gente tem boas notícias para trabalharmos com elas, ver cenários e montar estratégia", ressaltou.

Soja- As lavouras de soja, que ocupam uma área cultivada 2,6% maior, começam a ser colhidas com uma boa produtividade, mantendo a tendência de crescimento das últimas safras. A produção estimada é de 123,2 milhões de toneladas da oleaginosa – aumento de 7,1% - o que também representa um recorde na série histórica, graças à melhoria da distribuição das chuvas que sacrificaram a semeadura no início do plantio de muitos estados. Em Mato Grosso, maior produtor nacional, a colheita já está 25% finalizada, enquanto que em Mato Grosso do Sul e Goiás está no estágio inicial.

Milho - A produção do milho de primeira, segunda e terceiras safras deve alcançar algo próximo a 100 milhões de toneladas, com um crescimento de 0,4%. A estimativa de área do milho primeira safra é de 4,25 milhões de hectares, 3,4% maior que o da safra 2018/19. O impulso deve-se às boas cotações do cereal no mercado. No Rio Grande do Sul, apesar do aumento de área, o rendimento deverá ser 1,8% menor, devido à estiagem que atinge a região. Na segunda safra, Mato Grosso, principal produtor, já adiantou 20% da semeadura, bem à frente de outros estados. A expectativa é de um bom crescimento de área, graças à rentabilidade produtiva e às boas condições do tempo.

Fonte: Rosana Siqueira / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.