Em duas semanas, número de focos de ferrugem cresce 84% nas lavouras do MS

No país, a doença também avançou no mesmo período, mas em um percentual bem menor
18/01/2019 16:53 Rural
Reprodução/TV Morena
Reprodução/TV Morena

Em um período de duas semanas, entre os dias 3 e 18 de janeiro o número de focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja de Mato Grosso do Sul cresceu 84,61%. Passou de 13 para 24, segundo levantamento do G1 com base nos dados do Consórcio Antiferrugem, a parceria público-privada que atua no combate a doença.

No país, a doença também avançou no mesmo período, mas em um percentual bem menor, 42,74%, passando de 131 para 187 registros. Mato Grosso do Sul continua a ter o terceiro maior número de casos, ficando atrás somente do Paraná, que contabiliza 52 focos e o Rio Grande do Sul, com 48.

Segundo o consórcio, foram registrados focos em 11 municípios de Mato Grosso do Sul:

Maracaju – 8
Chapadão do Sul – 4
Laguna Carapã – 3
Sidrolândia – 2
Amambai – 1
Antonio João – 1
Bonito – 1
Caarapó – 1
Dourados – 1
Jateí – 1
São Gabriel do Oeste – 1

O que é a ferrugem asiática

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.

Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Fonte: G1MS / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.