Exportação de carne bovina atinge 12 mil toneladas e bate recorde em MS

Montante supera os resultados de anos anteriores e rendeu US$ 43 milhões
19/02/2019 05:56 Rural

As exportações de carne bovina in natura atingiram 12 toneladas em janeiro de 2019 e conferem um recorde a Mato Grosso do Sul. O resultado supera as vendas registradas no mesmo período de anos anteriores. Os dados foram compilados pela Unidade Técnica do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), com informações do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

As vendas ao mercado exterior deste janeiro foram 11,7% maior que o mesmo mês de 2018 e 34% a mais que o de 2017, quando os embarques internacionais somaram 9 mil toneladas. A receita das exportações do setor totalizou US$ 43 milhões em janeiro deste ano.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, os números revelam a importância do setor pecuário para o MS. “Somos o segundo maior produtor de carne bovina do País e o 5º maior exportador, resultado que demonstra o perfil empreendedor, profissional e responsável dos produtores rurais do nosso estado”.

Ao considerar os tipos "in natura", "industrializada" e "miudezas" de carne bovina, as exportações em 2018 apresentaram o terceiro maior resultado histórico, somando 153,6 mil toneladas, ficando apenas aquém das negociações de 2013 (156 mil toneladas) e 2014 (165 mil toneladas). O Chile, que respondeu por 22% da receita obtida em 2018, é o principal importador da nossa carne.

Fonte: Tatiana Marin / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.