MS produz mais de 100 mil toneladas de mel por ano
Em MS, cada abelheiro produz 52 quilos por ano, enquanto a média nacional é de 18 quilos / João Carlos Castros
Mato Grosso do Sul é o maior produtor de mel por colmeia do Brasil. É o que apontam os dados da Federação de Apicultura e Meliponicultura em um estudo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). No Estado, cada abelheiro produz 52 quilos por ano, enquanto a média nacional é de 18 quilos.
De acordo com a analista técnica da Famasul, Fernanda Oliveira, as características regionais potencializam a produção em MS. “Temos ambiente e espaço adequados – áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada”, explica
A produção do Estado cresceu 21,6% em cinco anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A geração de 835 toneladas de mel por ano aumentou para mais de 100 mil toneladas.
São quase 30 mil apiários espalhados em Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul são os municípios que mais produzem o alimento. Segundo levantamento da Famasul, 80% do mel produzido em MS é vendido para outros estados, onde é processado. Uma parte retorna embalado e a outra segue para exportação.
Fonte: Esthéfanie Vila Maior / Capital News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.