Primeira palestra da Expoagro traz resultados da produção de soja

14/05/2015 16:36 Rural

A primeira palestra da agenda da 51° edição da Expoagro foi realizada na manhã de hoje com os pesquisadores da Fundação MS em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O encontro apresentou resultados da safra 2014/15 da soja em Mato Grosso do Sul. Segundo os dados levantados, o Estado superou as expectativas em áreas plantadas, mas ficou pouco abaixo na produtividade, se igualando aos resultados da produtividade da safra anterior.

O público presente era de produtores, estudantes e outros pesquisadores da área e engenheiros agrônomos. Além dos resultados desta safra, soluções para os problemas de pragas e a maneira de fazer o controle delas tiveram destaque nas apresentações. Houve três temas debatidos: Bioestimulante enraizadores, variedades da soja e pragas e doenças.

Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli, a baixa produtividade é resultado de vários fatores que influenciaram e atrapalharam o início do plantio do grão no final do ano passado. A questão climática foi a mais séria, pois com as poucas chuvas nos meses de dezembro e janeiro o plantio ficou prejudicado.

“Por conta da pouca chuva, a safra começou em baixa em alguns locais do estado. Na média geral, a produtividade não ficou muito abaixo da safra passada. Nós esperávamos entre 48 e 51 sacos por hectare e conseguimos colher 49”, explica Grigolli.

A principal cidade do Estado em produção de soja é Maracaju, e segundo o agrônomo é a região que geralmente consegue os maiores índices de produção. Isso só é possível pela localização privilegiada da cidade, que concentra maior número de chuvas, diferentes de munícipios com Dourados e Rio Brilhante que sofre mais com a falta de chuvas.

PRAGAS
O engenheiro destaca que a Fundação realizou um levantamento de todos os produtos usados no combate a pragas e doenças nas lavouras e elencou os mais eficientes. “As pragas são controladas, mas sempre há o problema com a lagarta falsa medideira. Quando a soja entra no final do ciclo e início do enchimento de grãos há um cenário muito difícil de controle desta lagarta na lavoura, principalmente no período de fechamento da soja”, explica Grigolli.

PROGRAMAÇÃO 
Esta foi à única palestra desta quinta-feira. Amanhã as outras palestras tratarão dos temas de “Assistência Técnica e Extensão Rural” e “Bovinocultura do Leite”. Os estandes das empresas estão na fase final e ajustes dos últimos detalhes. Várias máquinas modernas e inovações tecnológicas para o campo já estão a mostra esperando o publico para os dez dias de feira. Na parte cultural e para a família, o primeiro show desta edição será com a dupla Jads e jadson. Os ingressos podem ser adquiridos com os parceiros ou pela internet.

 

Fonte: Assessoria Expoagro

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.