Vacinação contra a febre aftosa começa em maio

07/04/2018 08:10 Rural
Cerca de 218 milhões de animais devem ser vacinados
Cerca de 218 milhões de animais devem ser vacinados

A vacinação contra a febre aftosa começará na maioria dos estados do Brasil no próximo mês. A partir do dia 1º de maio, os rebanhos de bovinos e búfalos, de todas as idades, deverão ser vacinados. A regra só não vale para os estados do Acre, Espírito Santo e Paraná, que imunizarão apenas os animais de até 24 meses.  

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cerca de 218 milhões de animais devem ser vacinados. O calendário com os prazos pode ser conferido pelo link. Para obter mais detalhes, o produtor deve procurar a secretaria de agricultura do estado. Quem não comprovar que realizou a vacinação no rebanho pode ser multado.  

A divisão de febre aftosa do ministério orienta que a vacina seja aplicada na região da tábua do pescoço, debaixo do couro do animal (região subcutânea). Confira outros cuidados que devem ser tomadas para garantir o sucesso da imunização: 

- Só vacine bovinos e búfalos.

- Compre as vacinas somente em lojas registradas.

- Transporte a vacina em caixa térmica.

- Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação.

- Vacine o gado na hora mais fresca do dia.

Preencha a declaração de vacinação e a entregue no serviço veterinário oficial do estado junto à nota fiscal de compra das vacinas.

Fonte: tal Brasil / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.