11 cidades de MS registraram casos confirmados de Zika em 2018

Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso, Aral Moreira, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Glória de Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Sonora e Terenos foram as cidades que registraram casos de Zika
08/01/2019 19:30 Saúde

Mato Grosso do Sul teve 92 casos confirmados de Zika Vírus em 2018 em doze cidades. Os dados são do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado na segunda-feira (07/01).

Campo Grande registrou disparadamente o maior número de casos confirmados da doença, sendo 75. Com a segunda colocação em número de casos, Rio Verde de Mato Grosso registrou seis confirmações da doença. Em Aral Moreira dois casos da doença foram confirmados. 

Cassilândia, Corumbá, Dourados, Glória de Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Sonora, Terenos registraram um caso confirmado cada. 

Os dados gerais mostram que o número de casos notificados da doença no Estado diminuíram de 2017, quando o registro era de 395, para 312, em 2018. 

O pico de casos notificados da doença em MS ocorreu em 2016, sendo 3.851 no total. 

Eldorado, Rio Verde de Mato Grosso, Deodápolis, Vicentina e Sonora foram as cidades que mais tiveram incidência de casos notificados da doença. 

O Vírus Zika não fez vítimas fatais em 2018. 

Zika 

Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus. 

Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas de dengue, sendo: febre baixa (entre 37,8° e 38,5°C),dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço, dor muscular (mialgia), dor de cabeça e atrás dos olhos, erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira, entre outros. 

O diagnóstico da infecção pelo Zika vírus pode ser feito apenas através dos sinais e sintomas em regiões onde sabidamente há circulação da doença e/ou por exames laboratoriais específicos.

Fonte: Gizele Almeida / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.