Ações para coronavírus tem articulação com Sejusp em 13 cidades da fronteira

Monitorar fakenews também está plano de contingência enviado ao Ministério da Saúde
11/02/2020 20:56 Saúde
Entre as estratégias para prevenção do novo coronavírus está o preparo do Hospital de Ponta Porã, com o médico infectologista, e ações em conjunto com o Paraguai (Foto: Marcos Maluf)
Entre as estratégias para prevenção do novo coronavírus está o preparo do Hospital de Ponta Porã, com o médico infectologista, e ações em conjunto com o Paraguai (Foto: Marcos Maluf)

Estratégia de ação diante do novo coronavírus para o Mato Grosso do Sul, encaminhada nesta segunda-feira, para o Ministério da Saúde inclui articulação da Sejusp (Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública) nas 13 cidades de fronteira, além de monitoramento de fakenews sobre o assunto. O vírus matou mais de 400 pessoas na China e 9 casos suspeitos são investigados no Brasil.

O Plano de Contigência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus 2019-nCoV, elaborado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), prevê três cenários de risco em relação à doença e os respectivos níveis de resposta: alerta, quando se há apenas o risco de introdução do vírus no País; perigo, quando já há casos suspeitos da doença; e emergência de saúde pública; quando há confirmação de transmissão local do primeiro caso da doença.

No Estado, portanto, a situação é ainda de alerta. Porém, o documento elenca 17 ações de preparo que já foram colocadas em prática pela secretaria de Saúde. Além de ação coordenada com a Sejusp nos municípios, para a fronteira também está prevista o preparo do Hospital de Ponta Porã, com o médico infectologista, e ações em conjunto com o Paraguai. Até o início desta semana, caso suspeito era investigado no País vizinho.

Também serão realizadas visitas aos municípios de Corumbá e Ponta Porã, localizados na fronteira, para definição de fluxos e articulação com todas as áreas envolvidas na vigilância e assistência de casos. Portos, aeroportos e passagens de fronteiras vão receber ações em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Insumos e atendimento remoto - Entre as medidas também está a aquisição emergencial insumos para o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), como álcool gel, máscaras NR95 e materiais para coleta de exames.

Também já está disponível a realização de plantão de médico infectologista via Telessaúde, além de treinamento presencial e a distância de profissionais dos 79 municípios do Estado.

Sintomas - Os sinais e sintomas clínicos do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

No entanto, o novo coronavírus (nCoV-2019) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e ificuldade para respirar.

Fonte: Tainá Jara / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.