Agentes Comunitários de Saúde de Itaporã farão mobilização ao dia do agente nesta sexta-feira 04/10

03/10/2013 19:27 Saúde
Agentes Comunitários de Saúde de Itaporã farão mobilização ao dia do agente nesta sexta-feira 04/10.
Agentes Comunitários de Saúde de Itaporã farão mobilização ao dia do agente nesta sexta-feira 04/10.

EM ITAPORÃ: As Agentes Comunitárias de saúde do município convida a população em geral para participar de uma mobilização em comemoração ao dia nacional do Agente Comunitário de Saúde, que se realizará nesta sexta-feira (4), na rotatória da coca cola das 08:00 ás 11:00.

Estaremos fazendo uma manifestação em favor da aprovação do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate de Endemias que será votado de pela Câmara de Deputados em Brasília dia 23 de outubro.

Venham nos ajudar nesta luta por melhorias no trabalho desses profissionais que ajudam a zelar por sua saúde.

Certamente que não é possível desassociar o Agente Comunitário de Saúde, que tem suas origens intimamente ligadas ao maior movimento social da saúde no Brasil (e, possivelmente, da América Latina) de sua realidade histórica. Referimos-nos as pessoas que dedicam mais de um terço (1/3) de suas vidas à transformação da comunidade onde vivem.

Pessoas que conhecem como ninguém a realidade da população desse vasto território com uma superfície de 8.511.996 quilômetros quadrados e se enquadra entre os cinco maiores países do mundo. O Brasil possui mais de 170 milhões de habitantes e desafios inqualificáveis.


Exatamente há dez anos foi assinado o primeiro decreto (Decreto-Lei nº 3.189/99) que regulamentava as atividades dos ACS. Um reconhecimento que podemos considerar significativo e de grande relevância institucional, contudo, um verdadeiro ato simbólico para milhares de Agentes de Saúde. Tal gesto não tornava menos precária a situação dos ACS presentes em quase 5.100 municípios.


A verdadeira revolução nasceu com a proposta da Emenda Constitucional 51 (EC 51), proclamada como marco divisor da realidade dos Agentes, em 14 de fevereiro de 2006. Foi graças à mobilização que nasceu na capital pernambucana (Recife) e que tomou o estado, depois o nordeste e o país é que, hoje, passamos a vivenciar a efetivação. A regulamentação tornou-se possível, contudo, não podemos esquecer-nos dos milhares de Agente Comunitário de Saúde e Agentes de Combate às Endemias que ainda não foram beneficiados com a regulamentação da Lei Federal 11.350/2006.

Fonte: Itaporã Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.