Anvisa usará Cidade do MS para último teste da vacina contra dengue

12/12/2015 17:58 Saúde
Vacina contra dengue é desenvolvida pelo Instituto Butantan. Foto: Camilla Carvalho/Acervo Instituto Butantan.
Vacina contra dengue é desenvolvida pelo Instituto Butantan. Foto: Camilla Carvalho/Acervo Instituto Butantan.

A última fase da vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantã, será testada em 17 mil voluntários distribuídos por 13 cidades em 12 Estados, inclusive Campo Grande. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (11), em São Paulo.

Esta é a última fase de estudos antes que a vacina possa ser submetida à avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para registro.

O teste será feito da seguinte forma: dois terços dos voluntários receberão a vacina e um terço receberá placebo. Os voluntários serão acompanhados por cinco anos. No entanto, se os resultados forem positivos antes disso é possível que a vacina seja liberada antes desse prazo.

Além de Campo Grande, a Anvisa testará a vacina em Aracaju (SE), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

Durante coletiva, o presidente do Instituto Butantã, Jorge Kalil, informou que a vacina contra a dengue não é eficaz contra o vírus da zika, possível responsável pelo surto de microcefalia que vive o país.

 

Fonte: Gabriel Maymone, do Correio do Estado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.