Aprenda a preparar repelente caseiro contra a dengue

19/05/2015 20:51 Saúde
Imagem ilustrativa..
Imagem ilustrativa..

O número de casos de dengue no País notificados ao Ministério da Saúde aumentou 240,1% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Metade dos casos registrados pela pasta concentra-se em São Paulo. Foram 257,8 mil ocorrências no Estado, que tem incidência de 585,5 casos por 100 mil habitantes.

A doença é considerada epidemia quanto atinge 300 casos por 100 mil pessoas.

A única forma de controlar o avanço da doença é evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Leia uma receita caseira de um repelente que se diz eficaz contra o mosquito que transmite a doença.

Ingredientes
1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da índia (10 gramas)
1 vidro de óleo de amêndoas ou óleo infantil (100 ml)
1 frasco escuro

Modo de preparo
Misture o álcool e os cravos em um frasco fechado que não deixe a luz passar. Deixe a solução descansando por quatro dias e, durante esses dias, agite duas vezes por dia, de manhã e à noite. Após esse período coe a solução, desprezando os cravos. Em seguida acrescente o óleo corporal e agite ligeiramente.

Modo de usar
Passe pequena quantidade no braço e pernas e o mosquito nem vai pensar em chegar perto de você.

Como o repelente funciona
Da semente do cravo-da-índia se extrai o ácido eugênico, a partir do qual se consegue obter um aroma ativo que protege contra a picada do mosquito. “O cravo, assim como o capim citronela, é rico em óleos essenciais, responsáveis pelo odor característico da planta. Esse aroma atrapalha o mosquito a sentir o cheiro da pele humana, interferindo na orientação do inseto — afirma o médico” explica o médico Alex Botsaris.

O repelente caseiro só não deve ser usada por crianças muito pequenas — menores de 3 anos e pessoas que já sabem que têm alergia a essências. Acender uma vela de citronela também é uma ótima forma de evitar ser contaminado pela dengue. Mas é preciso acender a vela de dia, e a proteção será feita comente no cômodo onde a vela está acesa.

 

Fonte: Leandro Isola, do R7

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.