Biomédica destaca importância de profissional na vigilância em saúde
Para celebrar o dia do Biomédico, comemorado na quarta-feira (20) passada, acadêmicos do curso da Unigran receberam Elizabeth Aparecida Maronna Praça, biomédica que atua em Dourados no ramo de vacinas, para uma palestra sobre o assunto.
A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças, como a varíola, a poliomielite (paralisia infantil), doenças já erradicada no Brasil, o sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras. Elizabeth comenta ser esse um segmento da medicina que está crescendo muito.
“Depois do saneamento básico, a vacina é o segundo fator de maior proteção da saúde humana. É um assunto de saúde pública que vem crescendo muito durante todos esses anos e se deu início com os chineses”, explica.
“O Brasil tem o PNI (Programa Nacional de Imunizações), implantado em 1973 e em 1978 tivemos a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Então, a partir de quando se implantou a vigilância epidemiológica, o Brasil é um país que cresceu bastante nessa área, tanto é que já erradicamos a poliomielite”, ressalta. Atualmente, o PNI preconiza a vacinação para a família e, além da imunização de crianças, oferece também a vacina para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.
Elizabeth, especialista em Microbiologia e Imunobiologia, informa que a carreira de Biomedicina é muito ampla e que por conta disso muitos profissionais acabam se destinando a outros rumos. “O Brasil é um país altamente capacitado, mas precisamos que os profissionais tenham interesse em trabalhar neste ramo. São poucos os profissionais já formados que atuam na vigilância em saúde, na qual encontramos as vacinas como proteção total de várias doenças”, finaliza.
Fonte: Douranews
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.