Brasil terá fábrica de aparelhos desenvolvidos para o tratamento de câncer

11/11/2013 22:43 Saúde
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A oferta de equipamentos desenvolvidos para o tratamento de câncer deve aumentar nos próximos cinco anos.

Isso porque o Ministério da Saúde solicitou a instalação de uma fábrica no Brasil para produzir aparelhos de alta tecnologia, conhecidos como aceleradores lineares. Esses aparelhos são utilizados por pacientes que precisam passar por sessões de radioterapia.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conta que a empresa escolhida para implantar a fábrica terá que capacitar fornecedores brasileiros.

Segundo o ministro, a capacitação dos fornecedores vai ser exigida para garantir que o equipamento tenha 40% de partes, peças e acessórios confeccionados no Brasil.

"Nós exigimos que quem ganhar vai ter que construir uma fábrica de aceleradores lineares aqui no Brasil, vai ter que transferir a tecnologia de produção desse equipamento para pesquisadores brasileiros, para jovens brasileiros, gerar emprego aqui no nosso País, ter inovação tecnológica aqui no nosso País."

LOC/REPÓRTER: Na semana passada, o Ministério da Saúde adquiriu 80 novos aceleradores lineares que foram encaminhados para várias partes do Brasil. O SUS já conta com 248 equipamentos voltados para o tratamento de câncer.

Os aparelhos são responsáveis por mais de nove milhões de sessões de radioterapia por ano. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.

Fonte: Web Rádio Saúde / Agência Saúde

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.