Carreta do Hospital do Câncer de Barretos já atende a cidade de Fátima do Sul

29/11/2013 10:32 Saúde

A unidade móvel de atendimento a diagnósticos de câncer, ligada ao Hospital do Câncer de Barretos, inicia os atendimentos de exames de mamografia e preventivos ao câncer na cidade de Fátima do Sul.
Na manhã desta sexta-feira (29), parte da diretoria da Associação de Amparo aos Portadores de Câncer – AAPC de Fátima do Sul, e o Coordenador de Atividades da Área de Saúde do Hospital de Câncer de Barretos-SP, José Ciro Sanches, estiveram recepcionando os profissionais, na sede do Conviver de Fátima do Sul, onde a carreta esta estacionada.

Dentro do cronograma da visita da Carreta do Hospital de Câncer de Barretos serão realizados 100 exames Papa Nicolau, 40 exames Mamografias. De acordo com o enfermeiro Antonio, responsável pela carreta que é avaliada em cerca de R$ 5 milhões, possui um pequeno centro cirúrgico, um consultório para preventivo ao câncer, uma sala de espera, e um centro de imagem onde são realizados os exames de mamografias. “Para se ter ideia, a carreta é equipada com um dos melhores mamógrafos da América Latina, no Brasil só existem três mamógrafos deste modelo, um deles está aqui dentro”, disse Antonio.

Pela primeira vez a carreta esta visitando o município, graças à ação voluntária do empresário José Ciro Sanches, que assumiu o cargo de Coordenador de Atividades da Área de Saúde do Hospital de Câncer de Barretos-SP, em Fátima do Sul, e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Fátima do Sul e da Secretaria de Saúde que realizou toda a triagem das mulheres que estavam na lista de espera para realizarem os exames. (Diretoria da AAPC, Tomidy Yano, José Ciro, Sildir Sanches, Maria Chaves. Foto: Washington Lima)

A coordenador e presidente da AAPC destaca, que quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. “Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento na Unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos, também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma”, ressaltou.

Para a voluntária da AAPC, Maria Chaves, a vinda da carreta à Fátima do Sul é muito importante para toda a população, pois a maioria não tem condições financeiras de custear o tratamento fora e a unidade móvel proporciona o tratamento no próprio município e de graça. “Além do tratamento, ainda estamos sendo atendidos por profissionais qualificados, que estão atualizados com as novas fazes da doença”, ressaltou.

 

Fonte: Fátima News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.