Celulite afeta autoestima e pode até causar dor; veja mitos e verdades

27/07/2013 14:00 Saúde
Uma das formas de afastar o problema, tão comum nas mulheres, é livrar o organismo do estresse crônico.. Thinkstock
Uma das formas de afastar o problema, tão comum nas mulheres, é livrar o organismo do estresse crônico.. Thinkstock

Estudos indicam que 80% das mulheres têm celulite. E algumas especialistas no assunto, como a dermatologista Doris Hexsel, autora do livro Anticelulite, acreditam que "todas as mulheres do mundo têm ou terão algum dia celulite". A médica chegou a coordenar uma pesquisa, publicada em 2011 no jornal Surgical & Cosmetic Dermatology, em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia, avaliando o impacto dos temidos furinhos na qualidade de vida das mulheres.

Resultado: sete em cada dez participantes afirmaram que o distúrbio "prejudicava muito suas vidas", especialmente quando mostravam seus corpos em público (na praia ou durante o sexo, por exemplo), cruzavam as pernas ou praticavam um esporte. Em casos extremos, o problema pode até causar dores.

Os tempos atuais não ajudam a amenizar o quadro. Além da alimentação cada vez mais apressada e descuidada, as mulheres se deparam com a pressão e o estresse. Este último é, de acordo com estudo publicado no Jornal da Academia Europeia de Dermatologia, um dos provocadores do aspecto casca de laranja pelo aumento dos níveis de cortisol, hormônio produzido pela glândula suprarrenal e envolvido diretamente no abalo do sistema nervoso.

A saída para afastar o fantasma é, então, livrar o organismo do estresse crônico, priorizando um estilo de vida saudável que afetará positivamente o equilíbrio hormonal.

 

Fonte: Rosana Faria de Freitas, do UOL, em São Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.