Com 244 casos notificados, Paraguai alerta sobre chikungunya na fronteira

Alerta foi feito pelo Ministério da Saúde Pública do país vizinho após 43 casos da doença serem confirmados em Pedro Juan Caballero
11/05/2018 11:01 Saúde
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério de Saúde Pública do Paraguai declarou situação de alerta em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, por causa da febre chikungunya. Pelo menos 244 casos da doença já foram notificados na cidade em 2018, sendo 43 confirmados e 201 suspeitos.

Segundo o alerta, feito nesta sexta-feira (11), existe risco de a doença se espalhar, principalmente por causa dos locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e o zica vírus.

O governo paraguaio afirma que o alerta é preventivo, para sensibilizar a população a ajudar no controle do transmissor da doença. Pelo menos 13 bairros pedrojuaninos estão infectados, segundo o jornal ABC Color.

A saúde pública paraguaia também já confirmou casos de Chikungunya em Itá, Villarrica e Caazapá. A dengue também preocupa a fronteira, já que neste ano já foram confirmados 2.929 casos da doença no Paraguai e notificados 21.768 casos suspeitos.

Fonte: Helio de Freitas / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.