Com erros no sistema, número de casos de Covid-19 deve ser atualizado amanhã

20/07/2020 16:38 Saúde
Dourados registrou 13 novos casos de sábado (18) até esta segunda-feira (20) - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News
Dourados registrou 13 novos casos de sábado (18) até esta segunda-feira (20) - Crédito: Hedio Fazan/ Dourados News

Assim como outras cidades do país e do Estado, a quantidade diária de confirmações de coronavírus (Covid-19) baixou drasticamente em Dourados neste final de semana. 

Nesta segunda-feira (2) foram anunciados no boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apenas dois novos casos na cidade. 

Como o problema no sistema federal foi solucionado somente durante a noite de domingo (19), os dados atualizados com a quantidade real de casos de Covid-19 em Dourados devem ser publicados somente nesta terça-feira (20) nos boletins estadual e municipal. 

A redução aconteceu em decorrência de um problema técnico na plataforma digital do Ministério da Saúde no sábado (18), dia em que Dourados não registrou casos novos, seguindo com a disparidade no domingo (19) quando apenas 11 testagens positivas foram anunciadas. 

Conforme fala do secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, o problema afetou toda atualização de dados de Mato Grosso do Sul, que acumula 6.129 casos sem encerramento em decorrência do problema de âmbito nacional. 

“A gente teve um número menor, por causa da instabilidade no sistema do SUS [Sistema Único de Saúde] que não possibilitou o fechamento de muitos casos”, disse Resende em dia que o Estado registrou 234 novos testes positivos chegando a 16.637 pessoas infectadas pela nova doença desde o início da pandemia. 

Já Dourados, em três dias, somou apenas 13 pessoas com Covid-19. Número muito abaixo dos 70 registrados no dia 17, sexta-feira passada e dos 120 novos diagnósticos apresentados no boletim do dia 16 de junho, quinta-feira passada. 

O Ministério da Saúde divulgou nota explicando que “devido à instabilidade dos sistemas de informações oficiais, o lançamento dos dados nesses sistemas, realizado pelos municípios, está sofrendo prejuízos. Portanto o número correto de casos pode ser maior do que o apresentado. O Ministério da Saúde, por meio do DATASUS, está ciente e trabalhando em soluções para resolver o problema relatado por todos os Estados”.

Fonte: Wender Carbonari / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.