Consumo de folhas verdes adia envelhecimento do cérebro

Dr. Paulo Bertoluci, Neurologista, comenta pesquisa que relaciona o consumo de vegetais com menor atrofia cerebral
02/03/2018 21:17 Saúde
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Artemisa Azevedo conversou no programa Falando Francamente com o médico neurologista Dr. Paulo Bertoluci , membro da academia brasileira de neurologia. O assunto foi a prevenção de doenças neurológicas, como o Alzheimer, e os hábitos que podem contribuir para evitar ou adiar o aparecimento desses males.

O médico comentou o resultado de uma pesquisa realizada com idosos de mais de oitenta anos que indica o papel do consumo de folhas verdes no prolongamento da saúde do cérebro.  Foi constatado uma menor atrofia do órgão nos grupos que fizeram um consumo maior desse tipo de alimento. " Além disso, quem consumiu mais folhas verdes tinham mais desempenhos em testes de memória no fim do estudo", afirma Dr. Paulo. "Provavelmente o que foi visto ali vale para outras faixas de idade, mas para ter certeza teria que se repetir aquilo ali com faixas mais jovens". 

Ele ressalta, por outro lado, que a saúde do cérebro durante a velhice depende de uma série de outros hábitos cultivados ao longo da vida. Um dos fatores é realizar atividades intelectuais com regularidade. "Se a pessoa sempre fez atividade intelectual não é que isso vai evitar a doença de alzheimer, vai empurrar para frente", esclarece. O médico destaca ainda que por atividade intelectual se entende um conjunto amplo de atividades que não se resume à leitura. "Música pode ser atividade intelectual, dança, a depender, pode ser atividade intelectual".

Completa o rol de hábitos que contribuem para a saúde do cérebro, junto com a atividade intelectual e alimentação, a atividade física regular. Dr. Paulo explica que, para ser efetivo, é necessário realizar atividade física no mínimo três vezes por semana, ultrapassando um esforço mínimo. "Entraria aí caminhadas de 30 minutos em passo rápido três vezes por semana", exemplifica.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também, de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Fonte: EBC

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.