Criança itaporanense encanta com olhos de cores diferentes

Apesar de não ser tão comum, particularidade encanta
19/03/2019 07:28 Saúde

Chamados de janela da alma, os olhos têm um papel importante na construção da beleza de um rosto e quanto mais exóticos, mais despertam a atenção, seja pelo tamanho, formato e pela cor. Mas há uma condição genética pouco comum em seres humanos, que desperta grande curiosidade. É a heterocromia ocular, uma patologia na qual os portadores nascem com um olho de cada cor. É muito frequente em gatos domésticos, mas neste caso, é chamada de gato de olho ímpar.

Conforme publicação de Tania Schaefer, ao site Schaefer.com.br, a heterocromia ocular ocorre devido a uma modificação no gene EYCL3 presente no cromossomo 15, que é responsável pela quantidade de melanina que o olho irá apresentar. Muita melanina resulta em um olho de cor marrom e pouca melanina gera a cor azul. Já a nuance de tom, caso de azul ou verde, será determinada pelo gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos.

Em Itaporã, o pequeno Guilherme Moura Andrade, com quase dois anos, encanta com um olho azul e outro castanho. Conforme os pais, Danielle Moura e Bruno Andrade, ele nasceu com os dois olhos azuis, “com o tempo um ficou castanho e o outro não, daí fomos no pediatra e ele disse que não havia nenhum problema”, disseram ao iFato.

Ainda segundo o site, quando a heterocromia é de nascença ou se manifesta nos primeiros dias de vida, muito provavelmente é herança genética e não apresenta nenhum risco à saúde, como é o caso do pequeno Guilherme. Já quando surge durante a infância ou posteriormente, é sinal de algum problema que está afetando o organismo. Em ambos os casos é recomendado consultar um oftalmologista.

Finalizando a publicação no site especializado, ter olhos de cores diferentes é de fato algo exótico, diferente e que chama a atenção, mas há quem lide bem com essa característica. É o caso de muitas celebridades, como o veterano Christopher Walken, vencedor do Oscar, que tem ambos os olhos azulados com anéis internos verdes. Kiefer Sutherland, protagonista da série “24 Horas", tem detalhes verdes em seus olhos azuis. A atriz Mila Kunis tem o olho esquerdo avelã e o direito verde e o ator Henry Cavill, que interpretou o Superman, tem olhos azuis mas o esquerdo é parcialmente marrom.

Com informações de Tania Schaefer, ao site Schaefer.com.br

Fonte: Aislan Nonato, do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.