Curitiba realiza testes rápidos para HIV até sexta-feira

03/12/2013 18:52 Saúde
Curitiba realiza até sexta-feira (6) testes rápidos para detectar aids e sífilis Foto: Cesar Brustolin/SMCS / Divulgação.
Curitiba realiza até sexta-feira (6) testes rápidos para detectar aids e sífilis Foto: Cesar Brustolin/SMCS / Divulgação.

Curitiba realiza até esta sexta-feira (6) testes rápidos para HIV/aids e sífilis nas unidades de saúde da capital do Bairro Novo, Santa Cândida, Vila Hauer, Cajuru, Nossa Senhora da Luz, Santa Quitéria II, Vila Machado (Pinheirinho) e Santa Felicidade. Os testes fazem parte da segunda edição do ano da campanha Fique Sabendo, do Ministério da Saúde, que atendeu aproximadamente 1,2 mil pessoas na capital paranaense em abril.

Os resultados ficam prontos em até 30 minutos. Na campanha de abril, foi possível identificar 20 novos casos de HIV na capital e 77 de sífilis. A Secretaria Municipal de Saúde planeja implementar os testes rápidos em todas as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas e Consultórios na Rua, além de ONGs, em 2014. Os testes convencionais, que apresentam o diagnóstico em até três dias, estão disponíveis em todas as 109 unidades de saúde da capital.

Os testes rápidos podem ser feitos entre as 10 e 16 horas nos locais selecionados pela Secretaria de Saúde. De acordo com a prefeitura de Curitiba, anualmente são realizados cerca de 100 mil exames para detectar o HIV por ano na capital. Cerca de 55 mil são feitos no Laboratório Municipal. Por ano, 700 exames apontam o resultado positivo.

Locais de atendimento:

Cajuru – UMS Cajuru (somente nos dias 5 e 6)

CIC – UMS Nossa Senhora da Luz

Boa Vista – Santa Cândida

Bairro Novo – UMS Bairro Novo

Boqueirão – UMS Vila Hauer

Portão – Santa Quitéria II

Matriz – COA

Pinheirinho – UMS Vila Machado

Santa Felicidade – UMS Santa Felicidade

Fonte: Terra

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.