Dourados alega insuficiência de recursos e "entrega" hospitais para União ou Estado

21/06/2016 11:15 Saúde

A Secretaria de Saúde de Dourados passará a gestão plena da Saúde para o Estado ou União. A decisão foi tomada na sexta-feira passada (17) durante reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), realizada em Campo Grande na presença de secretários municipais e da Secretaria de Estado de Saúde. O subfinanciamento do setor seria o motivo.

Curta o iFato no Facebook

De acordo com o secretário de Saúde do município, Sebastião Nogueira, atualmente o município recebe R$ 7 milhões dos dois poderes para atender as ações de alta e média complexidade, porém, segundo ele, a quantia é insuficiente para prestar o serviço.

"Tudo acaba ‘estourando’ na gente, não temos recursos suficientes para manter os atendimentos e o motivo é o subfinanciamento. As despesas aumentam e o teto permanece o mesmo. Apesar de recebermos ajuda maior do atual governo do Estado, ela ainda é pouca e para evitar que a situação se complique ainda mais, resolvemos tomar esse posicionamento", comentou ao Dourados News.

A Saúde de Dourados hoje é responsável por atender aproximadamente 800 mil pessoas de 32 municípios e com a medida, o município deixa de gerir a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital da Vida e os convênios com Hospital Evangélico e Universitário para diversas demandas.

"O HE pediu um ajuste no contrato para os atendimentos de nefrologia, oncologia e cardiologia. O Universitário ainda não assinou o contrato porque também pedem acréscimo de convênio, que eles devem mesmo ter, porém, a tabela SUS (Sistema Único de Saúde) não sofre reajustes e nós ficamos de mãos atadas perante a situação", resumiu.

Ainda de acordo com o secretário, Dourados ainda não se encontra em caos como nos grandes centros do país, porém, tem enfrentado o mesmo problema de falta de recursos por parte do governo federal.

"Já fizemos várias reuniões com representantes do governo, do Ministério da Saúde, Ministério Público Federal e não evolui, tudo acaba sobrando para o município", contou.

Apesar de deixar a gestão, o secretário não descarta diálogos para buscar uma solução e retomar as atividades. Enquanto isso, Nogueira afirma que a prefeitura cuidará apenas da atenção básica, ou seja, os postos de saúde.

"Tudo continua como está. Os atendimentos permanecem em Dourados, mas, a prefeitura não fará mais a gestão plena, atenderemos apenas a atenção básica".

O Dourados News tentou contato com a Secretaria de Estado de Saúde para um posicionamento sobre a definição, porém, ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

 

Fonte: Adriano Moretto, do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.