Dourados deve bater meta de vacinação e não haverá sobra para população

19/05/2016 16:36 Saúde

A imunização para as pessoas dentro dos grupos prioritários em Dourados, deve atingir a meta de 80%, ao final da campanha que se encerra na sexta-feira (20) e não deverá abrir para a população em geral, como feito nos anos anteriores. A ‘Campanha Nacional de Vacinação da Gripe’ teve início em 30 de abril.

Curta o iFato no Facebook

De acordo com o setor de imunização do município foram disponibilizadas 63 mil doses da vacina, e até o momento já foram administradas 55 mil até a data a quarta-feira (18).

"Estamos dentro da meta e já registramos 79% dela, acredito que vamos até ultrapassar já que nesse número não entram pessoas com doenças crônicas então esse número pode ser superado. Como a procura neste ano foi maior e em algumas unidades de saúde já acabaram a vacina, não vai se estender e acredito que não será aberto a população, mas se sobrar serão aplicadas aos que procurarem as unidades de saúde a partir de segunda", contou a chefe do setor de imunização de Dourados, Carla Cristina Ribeiro da Silva.

Segundo ela, as pessoas que procuram as unidades que não tem mais vacina são orientadas a irem a outras que ainda estão realizando a imunização.

Até o momento foram registrados que 112% do idosos receberam a vacina, assim como 132% dos trabalhadores de saúde, 60% das crianças, mulheres pós parto com 50% e indígenas também com 50%, porém a imunização continua ainda nas aldeias.

Ela orienta ainda que as crianças que receberam a vacina pela primeira vez neste ano, devem procurar em 30 dias a unidade de saúde para receber a segunda dose.

Questionada o porquê deste ano não se estender a campanha, e também em não sobrar doses para a população, Carla conta que a procura foi bem maior que nos anos anteriores e isso se deve aos vários casos da doença registrados no Estado.

"Este ano a procura foi maior, já notamos no primeiro dia da vacinação. As pessoas estão mais apreensivas, com os casos que foram registrados no Estado, isso fez as que estão no grupo de risco procurassem as unidades de saúde e assim chegando a meta", comentou.

A campanha iniciou com o com o ‘Dia D’ em abril, na data foram disponibilizados apenas 40% das doses e mediante a grande procura se esgotaram no primeiro dia. As unidades de saúdes foram reabastecidas dias depois, isso com mais 10%, nesse período o restante que faltava chegou ao município atingindo as 63 mil doses.

Grupo prioritário
Entram no grupo para receber a vacina crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos de idade, gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); povos indígenas a partir de seis meses de idade; idosos (acima de 60 anos de idade); profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Fonte: Joandra Alves, do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.