Dourados registra 247 novos casos de câncer de mama este ano

02/10/2013 16:01 Saúde
foto - MARCOS RIBEIRO Ontem, na Praça Antônio João, mulheres tiveram acesso a exames clínicos feitos por equipes dos cursos de enfermagem da Universid
foto - MARCOS RIBEIRO Ontem, na Praça Antônio João, mulheres tiveram acesso a exames clínicos feitos por equipes dos cursos de enfermagem da Universid

Dourados registrou este ano 247 novos casos de câncer de mama. Os dados são de uma estatística feita pelo Hospital do Câncer de Dourados, entre pacientes que estão em tratamento, incluindo 37 municípios da região.

Durante todo o ano passado Dourados havia registrado 295 casos. É um dado considerável para as autoridades de saúde que participam em Dourados da Campanha “Dourados Rosa”, que é uma alusão ao ‘Outubro Rosa’, mês de combate ao câncer de mama celebrado no mundo todo.

Ontem, na Praça Antônio João, mulheres tiveram acesso a exames clínicos feitos por equipes dos cursos de enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Unigran.

Conforme a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Giselle Ferreira, que realiza a campanha em parceria com a Prefeitura de Dourados, as equipes de enfermagem fizeram, até o final da tarde, exames em 94 mulheres, em algumas delas foram detectados casos suspeitos, que foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde para o tratamento médico e exame de mamografia.

“As mulheres ainda ficam um pouco receosas em fazer o exame, mas estão aderindo. É uma campanha de conscientização, intercalada com serviços básicos”, explicou Gisele.

Além de exame clínico da mama, a campanha ainda ofereceu testes de glicemia, aferição de pressão, atualização do calendário vacinal das mulheres pela equipe de imunização da prefeitura e ‘aulões’ de ginástica e atividades recreativas para crianças, seguido de um Flash Mob – manifestação de dança espontânea, feito por um grupo de pessoas, e que se popularizou pelo mundo –, realizado com apoio do Sesc.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo este mês, as escolas municipais que possuem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão receber palestras de conscientização no período noturno para alunas, professoras e diretoras.

A primeira será a Escola Etalívio Penzo, hoje às 19h. Já na Escola Weimar Gonçalves Torres, na sexta-feira, haverá adesivagem dos carros com os alunos do Mais Educação, palestra com o Viva Mulher pela manhã e com a Secretaria de Saúde à noite.

Também haverá ações de conscientização nos órgãos da Assistência Social, como os Cras e o CCI (Centro de Convivência do Idoso) Andre’s Chamorro.

Entre os dias 18 e 24 deste mês, o caminhão do Hospital do Câncer de Barretos estará no município para a realização de exames como mamografia e preventivo. A Rede Feminina estará à frente das palestras voltadas às empresas e sensibilização durante missa na Igreja Imaculada Conceição.

A Rede ainda fará automaquilagem nas pacientes que estão em quimioterapia e internadas no Hospital do Câncer.

Nas unidades básicas de saúde haverá coleta de preventivo e exame clínico de mama, entre outras atividades adicionais de saúde. A programação será realizada em 14 postos, o primeiro a receber as ações será o da Vila Índio, na quinta-feira, das 13h às 17h.

Fonte: Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.