Em Dourados, 32% da população está hipertensa

26/05/2014 14:03 Saúde
Vida Saúdavel
Vida Saúdavel

Pesquisa realizada pelo Hospital do Coração de Dourados mostra que 32% da população está hipertensa, doença também conhecida como pressão alta. De acordo com o médico cardiologista Irineu Lemes o grande problema da doença é que ela é o principal fator de risco para os infartos, que no Brasil matam um paciente a cada cinco minutos. Segundo ele, 56% são pacientes de alto risco e 14% nunca fizeram o exame.

Por ano, mais de 300 mil pessoas têm uma parada cardíaca e cerca de 80 mil delas não consegue sobreviver, conforme estimativa do Ministério da Saúde. O infarto agudo do miocárdio é responsável por 29,4% de todas as mortes registradas no Brasil.

Em Dourados, Irineu Lemes orienta para a importância do check up pelo menos uma vez ao ano. “Estamos numa era de modernas tecnologias em que ninguem mais deveria morrer de infartos. Isto porque quem cuida da Saúde, fazendo os exames necessários pode tratar as doenças cardiovasculares e fatores de risco para evitar chegar ao ponto do infarto”, destaca.

Segundo Irineu, além dos exames de rotina, hábitos de vida saudáveis podem ser adotados para prevenir a hipertensão. Os principais fatores de risco são fumo, consumo de bebida alcoólica, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colestero, sedentarismo, doabetes e sono inadequado. Segundo o médico a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada.

Irineu também destaca que a principal causa das doenças cardiovasculares está relacionada à obesidade e ao sobrepeso, doenças que o Estado de Mato Grosso do Sul lidera o ranking de incidências no Brasil.

Infartos

Irineu alerta a população para os períodos de maior incidêncxia do infarto que é das 22h as 10h. Segundo ele, neste período ocorre maior alteração na pressão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias, que são as responsáveis por levar sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão.

Conforme Irineu a dor no peito é o sintoma mais comum de um ataque cardíaco. “O paciente pode sentir dor em apenas uma parte do seu corpo ou ela pode se mover do tórax para os braços, ombros, pescoço, área do abdome ou costas”, destaca. O paciente deve procurar um serviço de emergência como o Samu (193) ou Bombeiros (192) ou ser levado ao hospital mais próximo.

COMO SE SALVAR

Irineu diz que tem uma dica muito importante que já salvou a vida de muitos pacientes. Segundo ele, em locais em que é impossível o socorro imediato como uma área rural ou dentro de um avião, por exemplo, uma aspirina pode ser crucial para salvar a vida do paciente de infarto. “Ninguém está autorizado a medicar outra pessoa, mas se os sintomas forem de infarto, uma aspirina na língua do paciente faz com que haja a desobstrução das veias e a pessoa ganhe tempo para chegar ao hospital”, destaca.

Segundo o médico, o infarto, quando não leva à morte, pode provocar sequelas irreversíveis por isso quanto antes ele chegar no hospital melhor será o tratamento. “Quando o paciente chega no período de janela, que é de até 3 horas depois dos primeiros sintomas, ele pode ter o problema resolvido em 100% porque tem muito mais chance de ser tratado com sucesso e da medicação evoluir bem. Após este tempo, o risco de sequelas aumentam”, destaca.

 

Fonte: Valéria Araújo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.