Em MS, só 27 cidades completam imunização contra polio e sarampo

Dentre os municípios que superaram a meta estão Antonio João, Caracol, Douradina, Jardim, Laguna Carapã e Rio Brilhante
01/09/2018 00:38 Saúde
Criança tomando dose durante o primeiro Dia D da campanha (Foto: Henrique Kawaminami)
Criança tomando dose durante o primeiro Dia D da campanha (Foto: Henrique Kawaminami)

Cidades de Mato Grosso do Sul que não atingiram a meta de vacinação contra sarampo e poliomielite terão um novo "Dia D", neste sábado (1º). A recomendação é do Ministério da Saúde para garantir que o maior número de crianças, com idades entre 1 ano e menos de 5, sejam imunizadas. No Estado, apenas 27 municípios atingiram a totalidade da vacinação durante a Campanha Nacional, que termina nesta sexta-feira (31). No restante, a orientação é que novos atendimentos sejam realizados no fim de semana. 

A meta é imunizar ao menos 95% das crianças. Na Capital, apenas 52% das crianças foram levadas pelos pais em uma das 66 unidades de saúde que forneceram as doses. Por isso, quatro Centros Regionais de Saúde (CRS), e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), terão reforço de equipes para atender crianças que ainda não foram vacinadas, tanto amanhã, como no domingo (2).

A ação também acontece nesse sábado em cidades como Dourados, Corumbá e Ponta Porã, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Das 79 cidades do Estado, 44 superaram a meta de 95% e outras 27 atingiram a totalidade da vacinação. Ainda segundo a SES, a organização das atividades deste fim de semana é de responsabilidade de cada município.

As cidades que superaram/atingiram a meta são: Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Bataiporã, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Gloria de Dourados, Inocência, Ivinhema, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Tacuru, Taquarussu, Vicentina.

Nestas cidades foram vacinadas 122 mil crianças, 78% do total de 158.083. No ano passado, a cobertura foi de 88%.

Fonte: Liniker Ribeiro/Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.