Espremer espinhas pode causar infecção e levar à morte

27/09/2013 08:35 Saúde
Getty Images
Getty Images

Espremer uma espinha pode te matar? Esta pergunta é no mínimo estranha, mas quem nunca se viu de frente para o espelho espremendo uma acne no queixo, no nariz ou na bochecha?
Apesar dos dermatologistas alertarem que este hábito seja evitado a todo custo, é difícil resitir. Mas, deveríamos.

De acordo com o site Huffington Post, ao espremer uma espinha, a pele se rasga, podendo deixar uma cicatriz eterna e, pior ainda, milhares de bactérias que estão nas mãos entram na corrente sanguínea e podem começar uma infecção.

Isto porque no rosto há uma área chamada de "triângulo da morte" - região entre boca, nariz e olhos - e uma infecção nesta parte pode chegar muito rápido ao cérebro, já que os vasos sanguineos desta região estão ligados à base do cérebro, e causar paralisia, perda de visão, ou a morte do paciente.

Além das espinhas, limpar o nariz também tem alto risco para a saúde, já que as mesmas bactérias das mãos podem entrar em contato com o sangue caso o interior do nariz seja machucado.

Um outro hábito que também deve ser evitado é arrancar os pelos do nariz. Os médicos alertam que eles são a principal proteção do corpo contra infecções que podem vir através do ar, por isso não devem ser retirados. Caso cresçam mais que o devido, o recomendado é que sejam apenas cortados.

Fonte: 94 fm

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.