Estudantes acusam falta de estrutura para socorro na UFGD

19/08/2014 13:27 Saúde

A morte de um acadêmico de Ciências Sociais da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), ocorrida na manhã desta terça-feira, é reflexo da falta de estrutura para atendimento médico na unidade, conforme a avaliação de estudantes que fizeram contato com o Dourados News por meio do canal Ligado na Redação.

“O pessoal está revoltado com a demora no socorro e a evidente falta de estrutura para isso dentro do campus”, relatou um leitor via whats app. O estudante ainda não identificado, que seria idoso, teria sofrido um infarto dentro da sala de aula, e o socorro do Samu e Corpo de Bombeiros (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) teria demorado aproximadamente 1h para chegar ao local.

“Eu estava na sala de aula e uns professores chegaram perguntando se alguém sabia de primeiros socorros porque tinha um aluno que parecia que estava infartando”, relatou a estudante de psicologia, Caroline Santana, 19.

Ela disse ainda ao Dourados News que os alunos entraram em desespero porque o socorro demorou a chegar. “Demorou demais, pode até ser que isso não tenha influenciado na morte em si, mas demorou, de repente ele poderia ter se salvado”, lamentou Caroline. Após ser socorrido, o estudante acabou não resistindo e faleceu.

De acordo com Caroline, demais alunos da UFGD já se mobilizam nas redes sociais para cobrar um centro de pronto atendimento médico dentro do campus, que fica distante do centro da cidade. “É longe e ficamos ao Deus dará aqui. Esses dias uma menina passou mal, aí tiveram que sair correndo atrás de um carro para socorrer ela. É um absurdo que um posto de atendimento não exista aqui dentro, porque a faculdade fica muito longe, o socorro demora a chegar”.

A assessoria de comunicação da UFGD informou ao Dourados News que a instituição irá se pronunciar ainda hoje sobre o ocorrido e também a respeito das reclamações dos alunos sobre a ausência de um posto de atendimento no campus da universidade. A identificação do aluno não havia sido divulgada até a publicação desta matéria.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.