Falta de respirador aumenta espera por cirurgias no Hospital Regional na Capital

Pacientes são informados de que todos os tipos de procedimento estão suspensos devido à ausência do equipamento
08/08/2019 20:02 Saúde
Entrada do Hospital Regional, localizado em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Entrada do Hospital Regional, localizado em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A falta de respiradores agrava a fila de espera por cirurgia no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Conforme leitores e informações apuradas pela reportagem, o problema já dura dois meses.

Pacientes que aguardam por cirurgia no hospital são informados de que todos os tipos de procedimento estão suspensos devido à ausência do equipamento.

Também chamado de ventilador mecânico, o respirador bombeia ar para os pulmões e possibilita a sua saída, a fim de dar suporte ao sistema respiratório. Sem o equipamento, enfermeiros precisam recorrer ao “ambu”, respirador de operação manual.

Mulher de 45 anos, cuja identidade foi preservada, denuncia que o marido está há 15 dias aguardando por cirurgia de ponte aorto-coronária, a popular ponte de safena. Segundo ela, há pacientes há quase dois meses também à espera.

“Os médicos dizem que qualquer UPA [Unidade de Pronto Atendimento] tem respirador, mas no HR não tem. E não tem nenhuma previsão de regularizar”, lamenta.

Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) rebateu as denúncias. A pasta chefiada pelo secretário Geraldo Resende alega que “não há falta de respiradores na unidade e que todos os procedimentos cirúrgicos estão recebendo suporte dos respiradores”.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Fonte: Jones Mário / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.