Governo de MS cria Centro de Operações para ações de prevenção e controle do novo coronavírus

Estado não tem nenhum caso suspeito da doença, cujo epicentro é na China.
31/01/2020 11:02 Saúde
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governo de Mato Grosso do Sul criou o Centro de Operações de Emergência Referente ao Novo Coranavírus (nCov). O decreto que cria o grupo para estudos de ações de prevenção e combate à doença foi publicado na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial do Estado.

O grupo será formado por representantes da Secretaria de Estado de Saúde que atuam em situações de emergência em saúde. O objetivo é "auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas".

Entre as atribuições do Centro de Operações, estão: coordenar ações junto a outros comitês emergenciais sobre o novo coronavírus, elaborar as Notas Técnicas e Informativas, apoiar os municípios com acompanhamento e avaliação de cada situação, manter atualizado cadastro de pessoal e material para convocação e uso em caso de necessidade, distribuir e controlar remédios e outros materiais.

Mato Grosso do Sul ainda não registrou nenhum caso suspeito do coronavírus, cujo epicentro está na China. Até esta sexta-feira (31), a doença já havia matado 213 pessoas na China e infectado 9.720 – taxa estimada de letalidade de 2,19%, segundo autoridades chinesas. Isso significa que, a cada 100 pessoas doentes, 2 morrem. Os dados são estimados porque o número total de infecções ainda é desconhecido.

Nesta quinta-feira (30), a OMS declarou emergência de saúde pública internacional para o coronavírus – não pelo que ocorre na China, mas pelo avanço da doença em outros países. Até a manhã desta sexta, há registros da doença em 20 países, além da China. Todas as mortes, no entanto, ocorreram em território chinês.

Fonte: G1 MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.