Gripe aviária reaparece com força e ameaça demanda global
A gripe aviária ressurgiu com intensidade na Ásia e colocou os mercados mundiais em alerta.
A ameaça é de que despenque a demanda por derivados que compõem a ração animal – como é o caso do farelo de soja e o milho.
A China já decretou a proibição da venda de aves vivas no leste do país em função do aumento de casos de contaminação pelo vírus.
O período é de festividades pelo Ano Novo chinês, e a circulação de viajantes pode disseminar a doença.
De acordo com a agência oficial de notícias Xinhua, só até agora no ano foram contabilizadas 20 mortes e 96 contaminações pelo vírus H7N9.
Hong Kong suspendeu a importação de aves vivas da China por três semanas, e informou que vai abater 20 mil frangos. O comércio no mercado doméstico também foi banido.
O país vizinho Vietnã anunciou na terça-feira (21/1) o primeiro óbito alegadamente por gripe aviária em nove meses, na cidade de Ho Chi Minh.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não confirma oficialmente que o vírus seja transmitido entre humanos, mas recomenda monitoramento redobrado.
Fonte: Agrolink
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.