HU inicia processo de avaliação de qualidade para melhoria dos serviços

07/02/2020 09:29 Saúde
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Como estão os processos de trabalho assistenciais, administrativos, de gestão e de ensino e pesquisa? É necessário melhorar em alguns aspectos? O hospital é referência para outras unidades? Essa é a avaliação que começa a ser feita, com a nova fase do Programa Ebserh de Qualidade, que consiste em um sistema próprio de avaliação periódica das atividades para promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Um dos objetivos da avaliação interna é sensibilizar os profissionais quanto à necessidade e relevância da melhoria nos processos de trabalho, promovendo uma cultura voltada para o processo de aprendizagem. O passo inicial é a realização de um curso para os profissionais que vão atuar na avaliação interna quanto à conformidade das práticas do hospital frente aos requisitos contidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh da Qualidade.

O HU (Hospital Universitário), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) deu início nesta quarta-feira, dia 05 defevereiro, ao Curso de Formação de Avaliadores Internos da Qualidade do HU de Dourados. Serão dois módulos de capacitação para os cerca de 40 colaboradores, selecionados entre os que se candidataram espontaneamente para essa função, que passam a integrar a Comissão de Avaliadores Internos (AVAQualis) do HU. A avaliação interna no Hospital será realizada na próxima semana, de 10 a 14 de fevereiro.

Os profissionais capacitados para realização da avaliação interna da instituição vão identificar as oportunidades de melhoria, e, em conjunto com as áreas envolvidas, estabelecer prioridades no planejamento das ações com foco na melhoria dos processos de trabalho e, consequentemente, dos resultados.

O passo seguinte será uma avaliação externa, quando profissionais de outro hospital da Rede virão checar o andamento das melhoras indicadas e planejadas após a avaliação interna do HU. Concluída a avaliação externa, poderá ser concedido ao hospital o Selo Ebserh de Qualidade (SEQuali).

Sobre o SEQuali

O Selo Ebserh de Qualidade visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação e de acordo com o nível de maturidade do hospital o Selo é dividido em quatro categorias. O selo Bronze será concedido aos hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais (RE), com validade de dois anos. A categoria Prata será concedida àqueles que cumprirem, não apenas os requisitos essenciais, mas no mínimo, 80% de todos os requisitos exigidos, com periodicidade de avaliação de dois anos. O Selo Ouro irá para os hospitais que cumprirem, no mínimo 95%, de todos os requisitos, com validade de três anos. E a categoria Diamante será concedida aos hospitais que cumprirem 100% de todos os requisitos, também com validade de três anos. 

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.