Jornalista de MS faz ‘vaquinha’ online para pagar retirada de tumores

10/02/2018 11:03 Saúde

A jornalista Erika Silva, que mora e trabalha em Chapadão do Sul, cidade localizada na rwegião Norte do Estado, criou recentemente uma ‘vaquinha’ online para conseguir custear cirurgia de retirada de dois tumores localizados no pescoço dela. O valor necessário para pagar procedimento cirúrgico, diárias, UTI e medicações é estimado em R$ 91.250, 00 e, até o momento, R$ 5 mil já foram arrecadados.

Conforme o Portal Jovem Sul News, os tumores foram identificados como Paraganglioma Carotídeo Bilateral. A colaboração foi criada no site “Vakinha.com”, onde a repórter descreve: “Meu nome é Erika Silva, atualmente moro em Chapadão do Sul (MS), onde trabalho como repórter do Portal Jovemsulnews, sou casada com o Paulo Cesar Fernandes e tenho uma filhinha de um ano e meio. Criei esta vaquinha para conseguir ajuda para pagar as cirurgias para retirar dois tumores do pescoço”. Para contribuir, basta clicar aqui.

A jornalista explica que a cirurgia de retirada dos tumores é considerada delicada e, por conta disso, é necessária uma equipe com médicos de diversas especialidades. Além disso, é necessário que o hospital tenha uma boa estrutura de centro cirúrgico e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a realização do procedimento que pode durar horas.

“Começamos então a tentar encontrar um hospital, na rede pública, que aceitasse o meu caso. Porém, até o momento, não conseguimos resposta positiva de nenhum. O retorno que recebemos sempre é de que eles não têm todos os profissionais ou a estrutura necessária”, explica Érika.

Caminho

Érika encontrou em Campo Grande um médico cirurgião de cabeça e pescoço disposto a realizar a cirurgia no Hospital da Unimed. Serão necessários dois procedimentos, sendo primeiro o lado esquerdo e, após a recuperação da paciente, o direito.

“Por não conseguirmos vaga na rede pública e dada a urgência da retirada dos tumores, as duas cirurgias serão pagas. A estimativa do médico é de que as duas cirurgias mais as diárias hospitalares, UTI e medicações, podem ficar em torno de 91.250 mil reais. Só saberemos o valor exato após a realização dos procedimentos e término da internação, porque a necessidade de permanecer em uma UTI pode variar o valor dos custos. Torcer para não precisar, né?”, finaliza.

O que é?

Os paragangliomas são tumores de incidência bastante rara, que podem se desenvolver nos paragânglios, tecidos que fazem parte do Sistema Nervoso Autônomo, presente em diversas partes do corpo, como cabeça, pescoço, tórax e abdômen. A maioria dos paragangliomas é benigna, mas tendem a ter um crescimento progressivo. Em poucos casos, porém, os tumores podem ser malignos, caracterizados pela ocorrência de metástase.

No caso da repórter Erika Silva, os tumores não são malignos, mas estão crescendo rapidamente e necessitam de intervenção o mais rápido possível. Ocorre que ela está com dois, um de cada lado do pescoço, o que a torna portadora de um caso raríssimo. No Brasil há registro de apenas oito casos semelhantes.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.