Jovem de 21 morre com sintomas da gripe A; infectologista alerta para riscos

05/06/2014 14:35 Saúde
Rivaldo em recente entrevista à redação.. Dourados Agora
Rivaldo em recente entrevista à redação.. Dourados Agora

Jovem de 21 anos morreu na capital, com sintomas da gripe A - insuficiência respiratória e pneumonia viral, segundo o atestado de óbito. Como não foram colhidas amostras, o caso não será investigado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.

A paciente apresentava os sintomas (febre, fraqueza, tosse com catarro amarelo e dor muscular) há uma semana, procurou unidade de saúde no bairro Coronel Antonino, onde morreu na noite de terça-feira.

Variações do vírus da gripe deixam em alerta as autoridades sanitárias do Estado, já que em Corumbá são três mortes. Todas as vítimas tiveram afecções respiratórias e pneumonia. Um morador em Costa Rica também morreu na capital, fim do mês passado.

Em entrevista esta manhã ao Bom Dia MS, o infectologista Rivaldo Venâncio disse que os vírus da gripe A podem apresentar reações mais adversas em pessoas com um quadro de saúde vulnerável, pacientes cardiopatas e com problemas pulmonares. Rivaldo alerta que é impossível, mediante exames simples, detectar o vírus da gripe e que não se deve esperar o laudo laboratorial, para iniciar o tratamento.

De acordo com boletim divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde são sete casos confirmados do vírus H1N1; 16, de H3N2 e um, de Influenza B. No total, 227 notificações de gripe, sendo, 71 em Campo Grande; 69, em Corumbá e 27 em Caarapó.

 

Fonte: Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.