Leitos do SUS que Hospital da Vida tem direito em Fátima do Sul estão ociosos

03/09/2013 21:29 Saúde

Durante reunião do Conselho Municipal de Saúde de Dourados, o secretário de saúde do município, Sebastião Nogueira, disse que os 20 leitos do SUS que o Hospital da Vida tem direito em Fátima do Sul, através de convênio, estão ociosos. O acordo foi firmado em abril deste ano e até o momento pouco mais de 30 pacientes foram enviados ao município vizinho.

A enfermeira Franciele Nunes de Oliveira, representante do Hospital da Sias (de Fátima do Sul), esteve na reunião, onde apresentou a estrutura da unidade que possui mais de 60 leitos e uma estrutura completa para receber pacientes já estabilizados, ou seja, aqueles que não precisam mais de UTI (setor que não existe no hospital do município vizinho). Todos elogiaram a estrutura e após a apresentação, o secretário reiterou que realmente não há motivos para tal ociosidade.

Ainda conforme o secretário, o acordo prevê que os 20 leitos em Fátima do Sul tenham ocupação média de 85%, caso contrário, está rompido o contrato. “Se continuar assim eu serei o primeiro a denunciar o problema. Se o acordo for rompido o Hospital da Vida irá perder uma parte do repasse mensal”, disse.

Acompanhantes

Segundo os conselheiros de saúde, um dos fatores que também dificultam a transferência, em alguns casos, é a negativa por parte do paciente, pelo motivo de não poder levar acompanhante. “Muitas pessoas reclamam que os parentes não tem condições de ir à Fátima do Sul, pois no acordo está previsto apenas o custeio de transporte do paciente”, reclamou conselheiro.

Em seguida, o secretário de saúde foi questionado sobre a possibilidade da prefeitura de Dourados, custear um ônibus ou van, para levar os parentes dos pacientes à Fátima do Sul todos os dias. Contudo, Nogueira disse que tal medida é impossível de ser colocada em prática, porém, ele reconhece que este é um fator que atrapalha a transferência, porém, alegou que o maior causador da ociosidade é uma espécie de dificuldade gerada pelo próprio Hospital da Vida.

Fonte: 94 fm

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.