MS deixa de ser estado com menor número de casos de covid-19 do país: 782 registros em 24h e quase 20 mil infectados

Dos casos novos, 332 são de Campo Grande. A cidade atingiu 7.680 registros desde o início da pandemia, o que representa 39% do total do estado.
23/07/2020 20:28 Saúde
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta quinta-feira (23), 782 casos novos de covid-19 nas últimas 24 horas. O estado atingiu 19.671 registros da doença.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, projetou que neste ritmo de evolução, já nesta sexta-feira, Mato Grosso do Sul deve ultrapassar a marca de 20 mil casos. Ele apontou que essa rápida disseminação do novo coronavírus já fez com que o estado deixasse de ser a unidade da federação com a menor quantidade de registros do país, sendo ultrapassado por Tocantins e Acre.

Dos casos novos, 332 são de Campo Grande. A cidade atingiu 7.680 registros desde o início da pandemia, o que representa 39% do total do estado. O secretário estadual de Saúde reafirmou que a doença segue em ritmo forte de crescimento na capital e defendeu que se construa com a secretaria municipal de Saúde (Sesau) um regramento mais rígido para tentar conter essa expansão.

Pediu ainda um maior monitoramento dos casos positivos e o rastreamento dos contatos, para quebrar o ciclo de transmissão e possibilitar que pessoas que estão infectadas, mas ainda não manifestaram os sintomas ou tenham sintomas mais leves procurem com antecedência atendimento, evitando a procura tardia, quando o prognóstico de recuperação é pior.

Além do aumento de casos, o boletim da SES desta quinta, trouxe a confirmação de mais 9 mortes pela covid-19 no estado. São 2 de moradores de Campo Grande e ainda 1 de Nova Andradina, 1 de Rio Brilhante, 1 de Aquidauana, 1 de Corumbá, 1 de de Rio Verde de Mato Grosso, 1 de Terenos e 1 de Iguatemi. O estado totaliza agora 266 óbitos provocados pela doença.

Das 19.671 pessoas que se infectaram com o novo coronavírus, 6.892 são considerados casos ativos. Desse total, 6.506 estão em isolamento domiciliar e 386 estão internados, sendo 179 em leitos de terapia intensiva (UTI’s).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado está em 57%, mas em Campo Grande é de 91%.

O secretário estadual de Saúde comentou que dos leitos de UTI de Campo Grande, 90% estão ocupados por moradores da própria capital. Ele apontou que para aumentar a oferta dessas leitos foi firmada parceria com o hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e na próxima segunda-feira, às 14h, serão ativados 10 novos leitos.

Com a parceria, a secretaria encaminhou os equipamentos, como ventiladores pulmonares e monitores e a direção da instituição fez um remanejamento de equipes e de estrutura, que transformou a recém inaugurada unidade coronariana em uma unidade covid-19.

O boletim da SES, entretanto, não apresentou somente notícias preocupantes, conforme o secretário. Também apontou que 12.513 pessoas que contraíram a doença, 63,3% do total de infectados, já estão recuperados.

O estado ainda tem 1.836 casos que aguardam o resultado de testes no Laboratório Central em Campo Grande (Lacen) e outros 3.930 casos suspeitos estão sem encerramento pelos municípios. Desde o início da pandemia já foram aplicados 86.159 testes em Mato Grosso do Sul.

Veja abaixo a relação das cidades e o número de casos da covid-19 em cada uma delas:

Fonte: G1 MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.