Mulher morre no Hospital Evangélico vítima de gripe H1N1

15/08/2014 11:10 Saúde
Paciente de 50 anos, moradora da cidade de Bela Vista, não resistiu ao vírus e faleceu na noite de anteontem.. Foto: Divulgação
Paciente de 50 anos, moradora da cidade de Bela Vista, não resistiu ao vírus e faleceu na noite de anteontem.. Foto: Divulgação

Uma mulher de 50 anos moradora do município de Bela Vista, morreu terça-feira (12) no Hospital Evangélico, em Dourados, após ser vítima das complicações geradas pelo vírus da Influenza H1N1. A informação foi confirmada ao Dourados News pela gerência de controle da vigilância epidemiológica do município.

Ainda conforme a gerência de controle, a morte foi informada a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e está contabilizada para o município de Bela Vista, porque no controle estatístico da doença no Estado, considera-se o local onde a vítima morava e não onde ela veio a falecer.

De acordo com os dados do último boletim epidemiológico de Influenza da SES, divulgado quarta-feira e que corresponde às informações recolhidas desde janeiro, Mato Grosso do Sul contabiliza 20 mortes causadas pela Influenza, sendo 15 por H1N1, nos municípios de Água Clara (1), Bela Vista (2), Corumbá (4), Campo Grande (7), e Ribas do Rio Pardo (1); quatro por H3N2 em Costa Rica (1), Dois Irmãos do Buriti (1), e Campo Grande; e uma por Influenza A ‘não-subtipado’ no município de Corumbá.

O número é maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Estado havia contabilizado 14 mortes.

Em todo o Estado já são 499 casos notificados e 90 confirmados. Em Dourados são 10 notificações e um caso confirmado, por H3N2. O município não contabilizou, até este último boletim, nenhum óbito por Influenza. No mesmo período do ano, em 2013, o total de notificações no Estado chegava a 562, sendo 64 casos confirmados. Já em Dourados, também no mesmo período do ano passado, o número de casos confirmados e notificados era maior que este ano. Foram quatro em meio a 15 notificações.

Dourados em situação confortável, porém cautelosa

Para o diretor de vigilância em saúde do município, Fernando Bastos, a diminuição apontada neste ano em Dourados pode ser fruto de vários fatores. “O nosso controle está muito bom, a cobertura da vacina foi muito boa, mas não podemos ser levianos em acreditar que foi apenas isso. Essa redução pode ter uma influência de uma circulação menor do vírus, de um diagnóstico falho que deixa alguns casos passarem, e outros fatores. O importante é que mantemos nossas ações preventivas para estabelecer esse cenário de controle”.

Por fim, Bastos ressaltou ao Dourados News que apesar de Dourados ser uma cidade com um fluxo muito grande de pessoas de fora do município que por aqui circulam, o controle da Influenza tem sido bastante satisfatório. “Percebemos uma situação confortável, mas ainda estamos no inverno onde há a tendência das pessoas se isolarem em ambientes fechados, e isso requer uma vigilância delas mesmas com as medidas de prevenção que todos nós conhecemos e devemos colocar em prática”, finalizou o diretor.

 

Fonte: Thalyta Andrade/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.