Murilo entrega caminhonetes para a saúde indígena

06/09/2013 09:53 Saúde

O prefeito Murilo entregou na tarde de ontem (5) seis caminhonetes para serem utilizadas nos atendimentos de saúde aos índios das aldeias de Dourados. Durante a entrega, feita no NAM (Núcleo de Atividades Múltiplas) da Aldeia Jaguapiru, o prefeito disse que enquanto estiver na política vai lutar para os índios de Dourados terem o espaço que merecem como cidadãos e que ainda quer ver a reserva local como o primeiro município indígena do Brasil.

Murilo lembrou que essa conquista depende de planejamento e de um projeto com o foco definido. Ele recordou o período em que foi deputado estadual, quando apresentou, em 202, o projeto de lei que instituiu a cota para índios na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

A cota para índios as portas para jovens indígenas tivessem acesso com mais facilidade ao ensino superior. Atualmente existem mais de cem índios da reserva de Dourados com formação universitária. “O segundo grande passo foi levar um índio para a Câmara Municipal, o professor e vereador Aguilera de Souza”, disse Murilo.
Recentemente, lembrou o prefeito, mais um grande passo foi dado pela atual administração na luta por mais direito e autonomia aos índios. “Criamos a coordenadoria indígena, com estrutura que muitas prefeituras não têm e já levamos seus integrantes para Brasília e os apresentamos a representantes do governo federal para que possam encaminhar suas próprias reivindicações”, declarou.

Para Murilo, assim que a coordenadoria começar a desempenhar sua função com independência e autonomia, será o momento de criar uma subprefeitura na Reserva Indígena de Dourados. “A semente foi plantada e podem ter certeza que em pouco tempo será possível chegar a esse nível”.

SAÚDE

Murilo falou sobre os avanços, principalmente para a saúde nas aldeias, citando a reforma e ampliação dos das unidades de saúde, entregues ou ainda em andamento. “Agora estamos repassando esses veículos que deveriam ter sido repassados por administrações passadas. Servirão para atender a saúde, como foi decidido pela comunidade”.

O prefeito citou também a luta para conseguir um Ceim (Centro de Educação Infantil) para os índios e falou sobre moradias destinadas àquela comunidade. A princípio são 320 casas a serem construídas na divisa da reserva. De acordo com o prefeito, o projeto está bastante adiantado.

CAMINHONETES

Murilo entregou seis caminhonetes à Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). Lideranças indígenas que acompanharam o evento ressaltaram que as viaturas serão de suma importância para melhorar o atendimento de saúde aos índios.

“Essa entrega atende a uma orientação do prefeito Murilo de dar atenção especial às comunidades indígenas que têm carências ainda maiores do que as que encontramos lá na cidade”, afirmou o secretário de Saúde Sebastião Nogueira. Os veículos serão usados nas aldeias e acampamentos indígenas localizados em Dourados, para o transporte dos profissionais de saúde e pacientes, conforme a necessidade.

As caminhonetes são do modelo Amarok 4x4 e foram compradas com recursos próprios da prefeitura. O investimento total é de R$ 630.600. “Até que enfim temos os veículos que tanto esperamos para ajudar o nosso povo”, afirmou Vilmar Martins, capitão da Jaguapiru.

Também estiveram presentes na cerimônia representantes de entidades indígenas, capitães e caciques, presidentes de bairro e secretários municipais. Compareceram ainda o presidente da Câmara Idenor Machado e os vereadores Madson Valente, Cido Medeiros, Raphael Mattos, Juarez de Oliveira, Pastor Cirilo e Alan Guedes. (Assecom)


Dourados News

Fonte: dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.