Número de casos de dengue cai 95% em Dourados

05/02/2014 21:01 Saúde
Aplicação de inseticidas contra o mosquito da dengue faz parte das ações para manter a doença sob controle Crédito: A. Frota.
Aplicação de inseticidas contra o mosquito da dengue faz parte das ações para manter a doença sob controle Crédito: A. Frota.

Dourados reduziu em 95% o quantitativo de casos notificados de dengue no início deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, nas seis primeiras semanas epidemiológicas que abrangem 2014 foram 19 casos registrados contra 452 no mesmo período do ano passado.

Estas semanas abrangem os últimos dias de 2013 até os primeiros dias de fevereiro de 2014. O índice positivo é resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes de vigilância em saúde, que seguem a determinação do prefeito Murilo de conscientizar a população sobre a doença e eliminar focos do mosquito transmissor.

“Acreditamos que estes números se devem ao trabalho que vem sendo realizado pela equipe do CCZ [Centro de Controle de Zoonoses], com ações estratégicas por toda a cidade, organização de mutirões e ações compartilhadas e dedicação dos agentes de endemias, agentes de bloqueio, supervisores e agentes comunitários de saúde”, ressaltou o diretor do departamento de Vigilância em Saúde Fernando Bastos.

Ele aponta que se permanecer esse ritmo e se a população continuar fazendo a sua parte, o município passará mais um ano sem epidemia de dengue, “o que com certeza é uma vitória”. Isso porque existe a probabilidade de entrada do vírus 4 da dengue – do qual a população não está imune – “o que traria grandes problemas na área da saúde em Dourados”.

Mesmo com o quadro favorável, o diretor lembra que a população precisa ficar em alerta e faze sua parte na prevenção à doença que pode levar à morte. “É preciso lembrar que a estamos encontrando e destruindo um volume de focos [de proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti] maior do que no ano passado, o que lembra que a populaçãco precisa fazer ainda mais a sua parte, para que a gente mantenha estes números positivos”, acrescentou Bastos.

MUTIRÕES

Os mutirões da campanha “Horário de Verão sem Dengue”, em que as equipes de vigilância em saúde visitam casas e empresas dos bairros para orientações e destruir focos do mosquito, seguem em Dourados para que os índices de notificação de dengue continuem positivos. O próximo será nesta quinta-feira (6), no Jardim Flórida I.

Ainda neste mês as atividades acontecem no Parque das Nações I (dia 8), Vila Planalto (13), Altos da Monte Alegre (15), Jardim Flórida II (20), Jardim Maracanã (22) e Jardim Novo Horizonte (27). Pode haver mudança de data dos mutirões, caso haja contratempos, como chuva, por exemplo.

AÇÃO COMPARTILHADA

Além do trabalho intenso específico de combate à dengue, as equipes de vigilância ainda participam das Ações Compartilhadas que ocorrem toda quarta-feira na área de abrangência de uma unidade básica de saúde. A primeira do ano foi realizada nesta quarta, na Vila Mattos.

Ainda no mês de fevereiro, as ações ainda serão realizadas através das unidades Flórida II e Novo Horizonte (12), Seleta (19) e Vila Hilda (26). Já no mês de março, a previsão é de que as atividades cheguem até o Cuiabazinho (12), Parque do Lago II (19) e Altos do Indaiá (26).

Fonte: Assessoria

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.