Nutricionista alerta para cuidados na alimentação da terceira idade

01/10/2013 09:08 Saúde
Nutricionista Rita Mendes comenta sobe o cuidados na alimentação da pessoa idosa. Foto: Decom.
Nutricionista Rita Mendes comenta sobe o cuidados na alimentação da pessoa idosa. Foto: Decom.

Nesta terça-feira, 1° de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Quando a pessoa chega a esta fase da vida, precisa aumentar ainda mais os cuidados com a saúde, principalmente no que se refere à alimentação, para evitar complicações por causa de diabetes, cardiopatias, pressão arterial, colesterol alto e osteoporose.

Segundo a nutricionista Rita Mendes, estes problemas de saúde são mais comuns na terceira idade, mas podem ser evitados ou amenizados com mudanças simples de hábito, começando pelo fato de que o indivíduo precisa aceitar a sua condição de idoso e não cometer exageros.

“Primeiramente é preciso ter consciência de que seu corpo já não é mais o mesmo. Nessa fase da vida, a pessoa sente menos apetite e o paladar fica menos apurado, por isso, é muito comum que exagerem no sal e outros temperos durante o preparo das refeições. O excesso de sódio pode agravar a condição de quem sofre com a pressão arterial, por exemplo”, disse.

Ela explica que os alimentos mais recomendados são os com fontes de vitaminas, minerais e fibras, como derivados do leite, legumes, verduras, frutas e cereais, que auxiliam na prevenção de algumas doenças citadas. “Os idosos têm ossos mais frágeis, pois nessa fase, o corpo encontra mais dificuldade em absorver cálcio, por isso, é importante manter o consumo regular de laticínios. Vale lembrar que é importante a pessoa acumular um estoque de cálcio ao longo de sua vida, desde jovem, e não apenas quando chega à terceira idade”, destacou.

A nutricionista alerta sobre a necessidade de incluir alimentos fonte de carboidratos como: aveia e granola, entre outros grãos integrais, por possuírem propriedades que colaboram para regular a hiperglicemia e contribui para o controle dos níveis de colesterol. “Produtos de origem animal devem ser consumidos com moderação. Embutidos como linguiças, mortadelas e outros devem ser evitados, pois além do colesterol, levam muito sal”, disse.

Fonte: Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.