O exemplo que vem de Alcinópolis
A pequena Alcinópolis (MS), com apenas 5 mil habitantes, está dando um grande exemplo para municípios brasileiros de todos os portes. Já concluiu seu plano de gestão de resíduos sólidos, realizou sua Conferência de Meio Ambiente e deverá iniciar, em breve, a implantação da coleta seletiva a partir do trabalho de sua cooperativa de catadores, criada em julho de 2012.
“Muitos desses avanços vieram por inspiração das experiências que conhecemos nas palestras do Recicle Cempre e na troca de informações que esses seminários proporcionam”, conta Edilson de Oliveira Gomes, diretor de Controle Ambiental e Turismo da Secretaria de Desenvolvimento do município que fica a 380 quilômetros da capital sul-mato-grossense, Campo Grande. “Nos encontros do Recicle Cempre e no relacionamento com o Cempre, aprimoramos nossos conhecimentos em relação ao gerenciamento integrado dos resíduos sólidos, sobretudo na organização e gestão de nossa cooperativa.”
Foi assim que surgiu a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Alcinópolis, a Coopercal, que conta com doze cooperados. “Seguimos à risca os ensinamentos do kit ‘Reciclar Cooperando, Cooperar Reciclando’, uma ferramenta que não apenas motiva, mas também transmite todas as informações necessárias, desde a documentação para a formação da cooperativa até sua gestão no dia a dia e a capacitação dos catadores que têm, assim, uma remuneração mais atraente, além de recolher corretamente todos os tributos”, completa Edilson.
Alcinópolis já possui aterro sanitário e, recentemente, conseguiu aprovação de recursos junto à Funasa, visando sua ampliação para uso consorciado com um município vizinho. O projeto prevê uma vida útil de 25 anos para o empreendimento. “Essa durabilidade só será possível com a implantação da coleta seletiva para que o aterro não se esgote”, destaca Edilson.
Por isso, o município está concluindo seu modelo de coleta seletiva. O projeto envolve a Coopercal e várias Secretarias da prefeitura (como Educação, Saúde, Promoção Social, Meio Ambiente e Finanças) para assegurar sua adequação às características locais. “Temos trabalhado com recursos próprios, avançando de maneira firme e procurando aprender e aplicar o que há de melhor para nossas necessidades”, comenta Edilson. E, de fato, Alcinópolis tem se saído tão bem que, no próximo Recicle Cempre, deverá mudar de lado e compartilhar sua experiência com o público.
Fonte: Cempre
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.