Ônibus da Saúde chega a Deodápolis no sábado.

28/08/2013 10:40 Saúde

Sábado (31), o Ônibus da Saúde estará em Deodápolis, município distante 260 quilômetros de Campo Grande. A unidade móvel estará estacionada a partir das 7horas, na Avenida Francisco Alves da Silva, nº 118, em frente ao Centro de Saúde da Família.

Com o objetivo de realizar os procedimentos que hoje são escassos no interior, o “Ônibus da Saúde” percorre o Estado, levando a população carente de medicina especializada em oncologia, atendimento digno e eficaz, para que as chances de cura possam ser maiores.

De acordo com o coordenador do programa, Fabrício Colacino, desde o seu lançamento o “Ônibus da Saúde” percorreu 52 cidades e realizou 10.400 atendimentos. Ele explica que, mais da metade dos pacientes do interior fica sabendo tardiamente que está com câncer. “Realizar essa prevenção no interior pode diminuir, e muito, os números das doenças e mudar a história do nosso Estado”, disse. “Um simples exame pode ser capaz de prevenir um câncer”.

Ricardo Ayache, presidente da Cassems, explica ainda que durante as viagens a equipe do “Ônibus da Saúde” tenta sensibilizar e esclarecer a população que ao realizar exames de prevenção, como papanicolau e mamografia são possíveis identificar e evitar a progressão da doença. “Estamos cada vez mais empenhados em conscientizar as pessoas para a necessidade da detecção precoce do câncer, por isso investimos em projetos de prevenção como o Ônibus da Saúde, Dia M (programa de prevenção ao Câncer da Mulher) e Vacinação contra o HPV”, explica o presidente.

Quando diagnosticado no início, o câncer tem maiores chances de cura e a unidade móvel proporciona tanto as beneficiárias da Caixa dos Servidores, como as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico precoce.

Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento realizado pela equipe médica no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

O câncer do colo de útero é o segundo mais comum em mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com o Instituto, cerca de 18.000 casos novos de câncer no Brasil foram diagnosticados em 2010. E no mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano, com mais de 230 mil mortes.

Serviço:

Ônibus da Saúde Data: 31.08 (Sábado) Horário: a partir das 7hs Local: Avenida Francisco Alves da Silva, nº 118, em frente ao Centro de Saúde da Família.

Fonte: dourados agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.